Como 'folclore' pode cair na prova do Enem 2019

Professores comentam sobre como o tema pode ser visto dentro do exame

por Bruna Oliveira qui, 22/08/2019 - 11:31
Pixabay . Pixabay

Nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia do Folclore no Brasil, tema que pode ser abordado nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. O folclore é conhecido principalmente por meio de lendas urbanas e personagens como o Saci Pererê, Curupira, Lobisomem, mas gastronomia, brincadeiras, festas e outras manifestações também são considerados folclore.

A palavra folclore vem do termo em inglês folklore, no qual folk significa povo e lore conhecimento, portanto, o significado de folclore pode ser entendido como conhecimento popular. “É importante saber que o nosso folclore é diversificado de forma muito natural, pois é fruto do miscigenado povo brasileiro”, comenta o professor de História, Luís Henrique.

De acordo com Luís, durante o Enem é comum que o folclore seja uma temática dentro das questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e surja como representação da cultura popular ou do patrimônio. No entanto, pode ser visto também na prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, visto que danças, cores, mitos e narrativas podem aparecer nas questões deste caderno.

Para o também professor História, José Carlos Mardock, é importante pensar no folclore como expressão de um povo e um termômetro que identifica e regionaliza práticas. “´O Carnaval, por exemplo, pertence ao país, mas você tem um Carnaval diferente em Olinda, Rio de Janeiro e São Paulo”, comenta.

Mardock deu alguns exemplos de manifestações folclóricas. Veja:

Festas Juninas

As festas juninas, que possuem grande peso na Região Nordeste, são expressões populares dos bailes franceses e austríacos com raízes desde as regiões nórdicas, a cultura egípcia, a nórdica francesa e as indígenas. No Brasil, as festas ganharam novas características com um novo colorido e ritmo. As festas juninas são compostas por danças, quadrilhas e brincadeiras.

Boi Caprichoso e Boi Garantido

 

Modalidade do Festival Folclórico de Paratins, a disputa entre o Boi Caprichoso e Boi Garantido reúne grande parte da população do Amazonas. Os desfiles dos dois personagens abordam diversas temáticas, principalmente a cultura regional: como os rituais indígenas, as danças tribais, costumes dos ribeirinhos e as lendas, representados por meio de encenações, alegorias lendas, bonecos e trajes.

Açaí

Pexels

O açaí, pequena fruta arredondada e de coloração escura, provém do açaizeiro, árvore comum na Região Amazônica. O alimento, que ganhou notoriedade em todo Brasil e em outras regiões do país sendo servido acompanhado de elementos gastronômicos como granola, leite condensado, açúcar, entre outros, é uma bebida típica da Região Norte, portanto, mesmo que possua uma nova roupagem, pertence a uma localidade que é a sua verdadeira identidade e o caracteriza como folclore.

Pipa

Pixabay

Comum nas brincadeiras da criançada, a pipa é uma expressão social de uma comunidade ingênua e que não possui recursos para comprar brinquedos caros, portanto eles mesmos confeccionam os seus. A brincadeira deriva da observação das comunidades rurais a olharem os pássaros e o desejo de controlá-los.

Chimarrão

Pixabay

Bebida típica da Região Sul do Brasil, o chimarrão surgiu em meados do século XIX e é o resultado de uma junção de hábitos europeus com indígenas. A bebida, que foi criada por índios ao misturar água quente com ervas encontradas na região. No Rio Grande do Sul é comum ver pessoas bebendo chimarrão em momentos de descontração conhecidos como “roda de mate”, o que é praticamente um ritual para muitos gaúchos.

 

COMENTÁRIOS dos leitores