Exame avalia estrangeiros em uso de língua portuguesa

As inscrições vão disponíveis até domingo (26)

por Francine Nascimento qui, 22/08/2019 - 13:14
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo Exame avalia a proficiência na língua portuguesa com provas escritas e oral Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu as inscrições para vagas remanescentes do exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que avalia proficiência da língua portuguesa usada como língua estrangeira. As inscrições estão abertas até domingo (25).

Ao se inscrever, o participante tem até segunda-feira (26) para realizar o pagamento da taxa de inscrição, que varia de acordo com o local de aplicação. A cobrança máxima permitida no Brasil é de R$ 200,00. No exterior, o valor é cobrado por instituições privadas vinculadas ao Itamaraty e custam até U$ 100 dólares.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher o país em que deseja prestar a prova, bem como o local que está disponível de acordo com o limite de vagas.

De acordo com o edital, o exame consiste em uma parte escrita de produção textual e outra parte oral, cujo obletivo é avaliar o desempenho na compreensão da língua portuguesa. A aplicação está prevista para 16 de outubro. 

A inscrição é feita totalmente online no site da Celpe-Bras. Saiba mais detalhes no edital.

COMENTÁRIOS dos leitores