Intercâmbio: DAAD oferece bolsas de estudos na Alemanha

O estudante ainda recebe uma bolsa mensal no valor de 850 euros, auxílio para passagem aérea, seguro-saúde e curso preparatório de alemão.

por Bruna Oliveira qui, 29/08/2019 - 09:49
Pixabay Pixabay

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), localizado no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para bolsas de estudos para cursos de pós-graduação em faculdades públicas da Alemanha ou reconhecidas pelo governo alemão em diversas áreas. Os interessados em participar do processo seletivo devem escolher as instituições de sua preferência e se candidatar aos cursos desejados diretamente junto à instituição para o semestre 2020/21. Em paralelo, também devem fazer a candidatura no portal do DAAD para a bolsa de estudos. Os prazos para as inscrições variam de acordo com o programa escolhido.

A seleção, que é voltada para os cursos de Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Música e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema, tem o objetivo de viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas com  a possibilidade do estudante obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior e oferece benefícios de uma bolsa mensal no valor de 850 euros, auxílio para passagem aérea , seguro-saúde e curso preparatório de alemão.

Podem se candidatar estudantes que estão cursando o último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira e também recém-formados. O candidato também deve possuir um rendimento acadêmico excelente, ter conhecimentos na língua alemã ou inglesa e ter uma ótima habilidade artística comprovada por meio de portfólio. 

O prazo para inscrição para o curso de arquitetura é até o dia 30 de setembro. Já os candidatos para o de música podem se inscrever até o dia 15 de outubro, enquanto os de Artes Cênicas/Dança têm até o dia 31 do mesmo mês. Os interessados nas áreas de Artes Plásticas/Design, Comunicação Visual/Cinema podem realizar inscrição até o dia 30 de novembro.

Além da inscrição na instituição de ensino escolhida e das inscrições online, os candidatos devem enviar, via correio para o escritório do DAAD Brasil, documentos como currículo, diploma e histórico da graduação, carta de aceitação de pós-graduação e outros que podem ser conferidos no edital do processo seletivo.

Mais informações

DAAD Escritório Regional Rio de Janeiro

Caixa Postal 62564 

22250-970 Rio de Janeiro – RJ

Rua Professor Alfredo Gomes, 37 

CEP 22251-080 Rio de Janeiro – RJ 

Internet: www.daad.org.br 

E-mail: artesmusica@daad.org.br Telefone: (21) 2553-3296

COMENTÁRIOS dos leitores