Física no Enem: entenda como a prova cobra eletricidade

A dois meses do exame, professor dá dicas sobre o que revisar

por Ítallo Olimpio seg, 02/09/2019 - 18:19
Pixabay Pixabay

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e, muitos feras, começam, nesta etapa final, a revisar os conteúdos estudados ao longo do ano. O professor de física Hugo Souza aceitou o convite do LeiaJá e do Vai Cair No Enem para ajudar o fera que quer revisar tópicos de eletricidade que podem ser cobrados prova.

"Quando falamos de eletricidade no Enem, falamos de uma vertente que aborda a eletrostática e a eletrodinâmica. A eletrostática nos dá a base para entendermos a eletrodinâmica, mas se é para focar em algo nesta reta final, foque em eletrodinâmica, pois o Enem trás, todos os anos, entre duas e três questões sobre essa área”, disse o professor.

Confira exemplos de como o Enem pode cobrar esses conceitos: 

Questão 1 - UFU: Comumente se ouve falar dos perigos da alta voltagem em dispositivos elétricos. Todavia, uma alta voltagem pode não significar uma grande quantidade de energia se

a) o potencial elétrico envolvido for constante.

b) a quantidade de carga envolvida for baixa.

c) o campo elétrico envolvido for uniforme.

d) a força elétrica envolvida for baixa.

Resolução: "b", já que O perigo da alta voltagem está na quantidade de cargas elétricas que podem causar dano aos tecidos caso ocorra um choque elétrico.

Questão 2  - Enem 2015: Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico. “O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos” – pensou.

Símbolos adotados:

Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?

Resolução: "e", para que as tomadas e a lâmpada estejam sujeitadas à mesma tensão, a associação entre os elementos da figura apresentada deve ser em paralelo, de maneira que o interruptor bloqueie a corrente apenas em direção à lâmpada.

Segundo ele, é importante que o fera, antes de tudo, estude e entenda o conceito de corrente elétrica e os efeitos relacionados à ela, como efeito joule, magnético e fisiológico. “Entenda a importância da resistência elétrica através da primeira e segunda lei de Ohm, dos materiais e onde eles estão presentes nos diversos equipamentos e suas funções. O Enem tem uma pegada consciente, dentro de eletrodinâmica você irá entender como se calcula a quantidade de energia elétrica de determinado equipamento e como é possível reduzir esse consumo estudando potência elétrica”, conta o professor.

Ainda de acordo com Hugo, “a parte mais importante, com toda certeza, é associação de resistores em série e paralelo". "Para finalizar, estude geradores e receptores e entenda como acontecem os processos de transformação de energia nesses equipamentos”, acrescenta Souza.

O professor também recomenda, para ter êxito, que os estudantes exercitem os tópicos estudados resolvendo questões de edições anteriores e de simulados.

COMENTÁRIOS dos leitores