Sebrae lança programa Mobiliza Brasil, em Pernambuco

Ferramenta permite diminuir burocracias para pequenas empresas

por Francine Nascimento qui, 05/09/2019 - 14:29
Assessoria Sebrae lança programa Mobiliza Brasil, em Pernambuco Assessoria

Com o objetivo de gerar mais produtividade e aumentar o número de empregos no Estado de Pernambuco, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, na manhã desta quinta-feira (5), no Recife, o programa Mobiliza Brasil. Aplicado em outras cinco capitais do país, a ferramenta funciona como aplicativo, servindo para receber sugestões de cidadãos comuns para a melhoria de negócios na própria localidade.

Na cerimônia de lançamento, esteve presente Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Governo Federal, que falou sobre a viabilização que a iniciativa pode levar aos munícipios e governos dos estados a criarem políticas públicas que possam diminuir as burocracias no cotidiano de empresas.

"Os municípios e os estados também precisam implementar programas de simplificação e de redução da complexidade. E já temos tido enorme sucesso trabalhando com alguns municípios e governos dos estados e agora chega a hora de nós ampliarmos esse processo para muitos municípios e governos estaduais" ressaltou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explicou que a iniciativa surgiu da demanda de problemas administrativos e trabalhistas que envolvem as micro e pequenas empresas. "60% dos que atenderam à nós falaram da burocracia. E que tipo de burocracia? É fiscalização trabalhista, que ela deixa de ser punitiva no primeiro momento para ser orientadora. São os alvarás, que as empresas precisam de uma coleção de alvarás e agora não vão precisar mais. Não precisa mais de carteira assinada, você precisa de carteira digilitalizada. Enfim, há uma série de ações que facilitam a vida do empreendedor", explica.

A ferramenta já está disponível nas lojas Apple Store e Google Play e permite reunir e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas.

COMENTÁRIOS dos leitores