Escola Conecta realiza evento em prol do Setembro Amarelo

O auditório da escola recebeu profissionais de saúde mental que puderam debater com pais e responsáveis sobre a importância da campanha

por Marcele Lima ter, 10/09/2019 - 20:36
Freepik . Freepik

Nesta terça-feira (10) é o dia mundial de prevenção ao suicídio. Pensando na importância da temática, a Escola Conecta, no Recife, realizou uma mesa redonda com participação dos pais, responsáveis e profissionais que atuam na preservação da saúde mental, também em referência à campanha do Setembro Amarelo.

Entre os assuntos debatidos estavam a depressão, ansiedade, automutilação, tratamentos e a prevenção do suicídio. Para a psicóloga da instituição este momento com as famílias é importante para todos. “A saúde mental precisa ser valorizada, é uma questão de saúde pública. Precisamos criar estratégias desde o apoio do governo, a situações de escutas e fala entre os familiares, as escolas e os profissionais”, frisou.

Estiveram presentes a psicóloga escola Shirley Carvalho, a psiquiatra Adriana Zenaide, o psicólogo e psicoterapeuta Alessandro Rocha e a psicopedagoga clínica Rosemeri Souza. Rosemeri inclusive fez questão de ressaltar que os pais estarem presentes na vida das crianças e dos adolescentes contribui para qualidade da vida escolar deles.

De acordo com a psicopedagoga inserir a questão no ambiente educacional é fundamental para fazer a família enxergar problemas que os filhos possam estar enfrentando. “A gente sabe que o ser humano é constituído de sentimentos e emoções. Se a criança e o adolescente não está bem emocionalmente ele não avança pedagogicamente. Quando a gente lança uma palestra sobre essa temática a gente está trazendo esse olhar para os pais, do que estamos percebendo dentro da escola, os pais precisam ter esse alerta. O profissional não consegue sem a parceria da família”.

O Setembro Amarelo no Brasil foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde de o lançamento da campanha até hoje houve um engajamento de escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral, que utilizam o amarelo na fachadas dos prédios, nas roupas, nos monumentos históricos como uma forma de chamar a atenção para o problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores