Saiba como usar citações nos temas da redação do Enem

Professores dão exemplos levando em consideração as últimas temáticas do Exame

por Ítallo Olimpio ter, 10/09/2019 - 17:40
Freepik . Freepik

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chega também o momento que os estudantes iniciam suas revisões e se dedicam aos últimos tópicos do calendário de estudos. A redação, por ter um peso importante no Exame, provoca não só dúvidas, mas também muita apreensão nos feras. Um dos pontos mais perguntados nas publicações do @vaicairnoenem é como usar citações na construção da redação. 

LeiaJá também

--> Vai Cair No Enem promove aulões pelo Brasil

A convite do LeiaJá e do Vai Cair No Enem, os professores Diogo Xavier e Eduardo Pereira dão dicas de como o fera pode fazer uso de citações, destacando exemplo das propostas das últimas quatro edições da prova. 

2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Para esta proposta, o professor Diogo fez duas sugestões de citações. “Seria possível citar John Stuart Mill, com o trecho "Sobre o próprio corpo e mente o indivíduo é soberano". Com a ideia, é possível contrapor a manipulação sofrida com ajuda dos algoritmos de propagandas nas redes sociais. Além disso, é possível fazer uma referência à música 'Admirável Chip Novo', da cantora Pitty: 'pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça', fazendo referência à manipulação”, orienta.

Confira agora como incluir uma das sugestões de citação em seu texto:

“A manipulação dos hábitos na internet acontece quando, pela repetição e pelo uso das inclinações do indivíduo, as propagandas o levam a pensar que algo é indispensável e o fazem agir no sentido de adquirir determinado produto ou serviço. Esse controle se contrapõe à ideia de liberdade, defendida por John Stuart Mill, de que "sobre o próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano"."

“Neste caso, a argumentação se deu pelo contraste entre o ideal (a teoria do filósofo) e o real (a manipulação)”, diz o professor. 

LeiaJá também

--> Saiba utilizar citações da forma correta

2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Diego também lembra ao fera que “no desenvolvimento, as citações devem ser usadas como estratégia de argumentação, não um mero enfeite”. Para construir a citação para essa proposta, o professor traz a frase de Confúcio: "Por natureza, os homens são próximos, a educação é que os afasta".

O professor Diego nos dá o seguinte exemplo: “Segundo o filósofo chinês Confúcio, 'por natureza, os homens são próximos, a educação é que os afasta'". "A ideia do pensador, mesmo passados mais de dois mil anos, se faz coerente com a realidade atual, considerando que, no Brasil, a exclusão se faz presente no meio escolar, em especial no que se refere à formação do surdo. Diante disso, é necessário analisar as causas dessa segregação, a fim de buscar soluções viáveis", explica Xavier.

Diogo Xavier reitera que as citações também podem ser usadas para contextualizar o tema e a abordagem na introdução.

LeiaJá também

--> Seis passos para uma conclusão perfeita na redação

2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Segundo o professor Eduardo Pereira, o erro mais comum cometido pelos estudantes é buscar uma citação específica para o tema. “O aluno bem preparado sabe que as melhores citações são aquelas que tocam nas bases do problema, não necessariamente nele, de forma direta”, conta Eduardo.

“Há uma citação de Jorge Amado que diz o seguinte: liberdade é como o sol, o bem maior do mundo [Capitães de Areia]. Ora, se a liberdade é tão valiosa as pessoas devem ter a liberdade de ter e defender a religieão que quiserem”, diz Eduardo. “Esse tipo de citação [que não trata do tema de forma direta] dá segurança ao aluno”, conclui.

LeiaJá também

--> Saiba os erros de português considerados 'desvios' no Enem

2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

Para o professor, a indiferença da sociedade e até de autoridades pode ser um dos motivos para a persistência da violência contra a mulher. “O russo Anton Tcheknov cita que a indiferença é a degradação da alma, é uma morte prematura”, conta o professor. “Observe, eu não mencionei o tema diretamente, mas a citação toca em um dos eixos basilares da proposta. Mesmo que o tema fosse violência contra crianças, violência contra idosos, contra homossexuais, a citação continuaria funcionando”, demonstra.

“A melhor estratégia, sem dúvidas, é o aluno focar em citações mais abrangentes, que conseguem tocar no cerne da problemática”, conclui. Confira abaixo um trecho do aulão de redação do Vai Cair No Enem, que teve participação do professor Eduardo Pereira. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores