Amazônia vai cair ou não no Enem 2019? Professor responde

Professor Benedito Serafim diz que a Amazônia envolve um contexto político que pode inviabilizar sua abordagem na prova

por Francine Nascimento seg, 16/09/2019 - 09:52
Creative Commons Professor explica se bioma poderá ser objeto de cobrança no Enem Creative Commons

O professor de geografia e atualidades Benedito Serafim participou do segundo aulão promovido pelo Vai Cair no Enem, no último sábado (14), em Belém, no Pará. Durante a aula, o docente explicou assuntos prováveis de cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, como globalização e neoliberalismo. Perguntado sobre uma possível abordagem relacionada a Amazônia no Enem, o docente não acredita que esse assunto será pautado na prova.

A maior floresta tropical do planeta ficou em evidência no Brasil e no mundo no último mês, devido às intensas queimadas que atingiram e ainda atingem a região. Estima-se que de janeiro a setembro deste ano, 58.890 focos de queimadas afetaram o bioma Amazônia. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os altos números das queimadas contabilizados no governo Bolsonaro fizeram com que críticas e manifestações fossem direcionadas à presidência.

De acordo com o professor, a Amazônia envolve um contexto político, o que pode ser delicado e não ser objeto de cobrança nas questões do Enem. Para ele, conteúdos ligados à Amazônia estão descartados. Um palpite dado pelo docente, no entanto, é o cinquentenário da chegada do homem à Lua, bem como outros acontecimentos memoráveis que estão sendo lembrados estes ano. Confira o vídeo abaixo:

LeiaJá também:

--> História da democracia é tema em aulão do Vai Cair no Enem

--> Interação marca aulão de química do Vai Cair no Enem

--> Professor apresenta resoluções matemáticas em aulão

--> Confira as apostilas do aulão do Vai Cair no Enem em Belém

-->  Geografia: quatro assuntos mais vistos no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores