MEC lança portal informativo da ID Estudantil digital

Site contém informações sobre como funciona a nova carteira e de que forma os estudantes poderão emiti-la

por Francine Nascimento seg, 16/09/2019 - 11:23
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Alunos poderão emitir a nova carteira digital a partir de dezembro deste ano Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Aprovada pelo governo federal na primeira semana de setembro, a carteira de estudante digital do Ministério da Educação (MEC) ganhou um portal na internet que já está no ar a partir desta segunda-feira (15). O site contém informações sobre a ID Estudantil, incluindo como ela vai funcionar e quem poderá emitir o documento.

Há também um recurso de contagem regressiva para o lançamento oficial da carteira que está previsto para dezembro. A partir desse período, estudantes educação da básica, tecnológica e superior, vão poder emitir a ID Estudantil gratuitamente por meio de aplicativo disponível nos sistemas Apple Store e Google Play ou de forma presencial nas agências da Caixa Econômica Federal.

Os alunos que solicitarem a carteira de estudante digital deverão consentir o compartilhamento de dados pessoais com o Ministério da Educação para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro: novo e inédito banco de dados nacional de estudantes, que será criado e mantido pela pasta.

De acordo com o MEC, a nova maneira de obtenção da carteirinha não retira a prerrogativa de outras entidades. O documento poderá ser emitido ainda por:

- Associação Nacional de Pós-Graduandos;

- entidades estudantis estaduais, municipais e distritais;

- diretórios centrais dos estudantes;

- centros e diretórios acadêmicos;

- outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes, conforme definido em ato do ministro da Educação.

Confira o Portal ID Estudantil clicando aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores