Matemática abre o aulão do Vai Cair no Enem em Fortaleza

O professor Ricardinho apresentou problemas de geometria e explicou como resolvê-los de maneira mais rápida

sab, 21/09/2019 - 09:41
Thayná Aguiar/LeiaJáImagens Matemática é a primeira aula do dia Thayná Aguiar/LeiaJáImagens

Na manhã deste sábado (21), o professor Ricardinho deu início ao aulão do Vai Cair no Enem em Fortaleza com os assuntos que mais estão presentes na prova de Matemática e suas Tecnologias, como por exemplo cilindros e poliedros, de Geometria, além de resolver exercícios e passar várias dicas para os estudantes.

O professor orientou sobre formas ideias de responder as questões. A dica dada foi circular as que domina para fazer mais rápido. De acordo com Ricardinho, fazer as mais simples primeiros e deixar as mais complicadas para depois é importante porque ajuda na administração do tempo, que é contado no Enem.

Outra orientação aos candidatos é prestar atenção nos enunciados. Muitas vezes uma palavra pode aparecer para atrapalhar, como uma casca de banana. O exemplo dado foi ‘volume’ quando o exame pede que o aluno calcule a ‘capacidade’.

Para finalizar, Ricardinho resolveu problemas, com técnicas para chegar à solução mais rápido e esclareceu como funciona a pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio para que os estudantes busquem fugir das pegadinhas na hora de marcar a alternativa correta, mesmo deixando claro que o aluno não tem como zerar a prova por causa da teoria de resposta ao item (TRI), metodologia usada pelo Ministério da Educação no Enem, responsável por dar pontuações diferentes para cada alternativa de resposta, não somente aos acertos. 

COMENTÁRIOS dos leitores