Redação encerra o aulão do Vai Cair no Enem em Fortaleza

O professor trouxe para os estudantes dicas de como conquistar uma boa nota na redação do Enem

por Marcele Lima sab, 21/09/2019 - 12:30
Thayná Aguiar/LeiaJáImagens Alunos de Fortaleza participaram do aulão neste sábado Thayná Aguiar/LeiaJáImagens

O aulão do Vai Cair no Enem em Fortaleza foi finalizado com as dicas de redação do professor Felipe Rodrigues. Durante toda a manhã deste sábado (21), os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio tiveram a oportunidade também de revisar conteúdos de matemática, biologia e história.

Foram muitas dúvidas respondidas pelo professor Felipe Rodrigues. Contudo, a mais recorrente era em relação à conclusão do texto da redação. O docente expôs aos participantes suas percepções como avaliador e fez diversas sugestões de como eles podem proceder para conquistar uma boa nota.

A principal delas: “Não encham o texto com coisas de fora, eu quero ver vocês falando”, voltado às citações na prova. O docente fez questão reiterar a necessidade de demonstrar repertório sociocultural por meio de dados, fontes oficiais e autores renomados, sem exagerar. Uma preocupação repassada na ocasião por Rodrigues é o fato de na intervenção final os candidatos sugerirem a criação de novas leis. Segundo ele nessa hora é preciso cautela, até para saber se a legislação de fato é inexistente. A sugestão dele é trocar a ideia de criar por ‘fiscalizar, aumentar o rigor ou maior transparência’.

Outra orientação fundamental do professor no aulão foi a manifestação política e ideológica no texto. Para ele, a redação não é o espaço para isso, onde o ponto de vista crítico precisa estar baseado em algo ou alguém e não nas nossas percepções pessoais.

Por fim, a hora mais aguardada: a aposta para o tema da redação do Enem 2019. Felipe Rodrigues disse acredita que podem aparecer temas de concordância geral, como questões de saúde e ambientais. Em saúde ele acredita na cobrança de temática relacionada à saúde mental, com males como depressão, ansiedade; já para o viés ambiental o professor discorda que os problemas da Amazônia possam vir este ano, no entanto deixou a sugestões para utilizar o assunto como exemplo. Com este tema ele acha mesmo que o lixo, seja o convencional ou o eletrônico, podem aparecer.

Perdeu alguma aula de hoje? Confira o vídeo completo

Embed:

No dia 29 de setembro o aulão do Vai Cair no Enem chega a Salvador na Bahia. Para se inscrever basta clicar aqui. É gratuito.

COMENTÁRIOS dos leitores