A 41 dias do Enem, veja quais assuntos você deve priorizar

Diante do curto tempo até a prova, estudantes precisam revisar determinados conteúdos. Professores revelam quais

por Nathan Santos seg, 23/09/2019 - 16:20
Paulo Uchôa/LeiaJáimagens/Arquivo Provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro Paulo Uchôa/LeiaJáimagens/Arquivo

O calendário é exato. Estamos a 41 dias de um dos momentos mais importantes para o cenário educacional do País. Nos dias 3 e 10 de novembro, são esperados mais de 5 milhões de estudantes na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado hoje o principal canal de acesso ao ensino superior. Até lá, no entanto, as mentes dos candidatos são tomadas por um mar de sensações, sendo o principal delas a ansiedade, além de um questionamento claro: o que e como estudar nesta reta final? 

Ter a resposta correta para esse questionamento por ser o primeiro passo para uma estratégia de estudos inteligente. Entre os professores, é quase unanimidade o fato de que os feras precisam realizar exercícios de provas anteriores. Soma-se a isso a seleção de assuntos apontados como essenciais para o Exame, que apesar do tempo curto até a aplicação do processo seletivo, ainda podem ser revisados. Em entrevista ao LeiaJá, professores colaboradores do projeto multimídia Vai Cair No Enem revelaram, com exclusividade, quais temas devem ser priorizados neste momento. 

  História, sociologia e filosofia 

  De acordo com a professora Thais Almeida, nesta fase final de preparação para o Enem 2019, uma série de tópicos ainda pode ser estudada pelos candidatos. Resumos e resoluções de questões das últimas edições da prova são atividades que, segundo a educadora, contribuem para o aprendizado dos participantes. 

  Em história do Brasil, Thais escolheu os seguintes assuntos para serem priorizados: escravidão nas Américas, estrutura socioecômica colonial, crise do segundo reinado, primeira república e Era Vargas. Já em história geral, o aluno precisa revisar "revolução industrial, pós Primeira Guerra Mundial e pós Segunda Guerra Mundial, crises econômicas, políticas e problemas sociais". 

  Outra disciplina cobrada no Enem é a sociologia. Para ter um bom desempenho em Humanas, o candidato deve, a 41 dias do Exame, intensificar a leitura de alguns temas. Democracias, mundo do trabalho, racismo, pensadores clássicos da sociologia: Durkhein, Webber e Marx. Essas são as pautas indicadas pela professora. 

  Filosofia, área importante para a formação crítica dos estudantes, merece a atenção dos candidatos. Segundo Thais Almeida, os pontos que carecem de revisão são escolas helenísticas, filosofia moderna: empiristas versus racionalistas, contratualistas e existencialismo sartreano. 

  Português e redação 

  O professor de Linguagens Diogo Xavier destacou, em entrevista ao LeiaJá, quais assuntos os candidatos devem priorizar nesta fase final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Focar nessas pautas faz com que o estudante valorize seu tempo de estudos e não reserve atenção para assuntos que não são cobrados com frequência na prova. 

  "É importante revisar algumas regras básicas de regência, concordância, crase, acentuação e usos da vírgula. São os erros mais comuns na redação. Escrever novos textos é o principal procedimento, mas também é bom rever alguns mais antigos, entender os erros e, se possível, reescrever”, orienta o educador, focando na preparação para a redação. 

 Xavier ainda indica que os candidatos devem revisar, para a prova de Linguagens, elementos da comunicação e funções, além de literatura dos séculos XIX e XX, e variação linguística. “É importante entrar mais na prática do que na teoria, no caso resolver questões, principalmente interpretação, que mais pesa em Linguagens”, finaliza. 

 Geografia e atualidades 

 Espaço agrário brasileiro e relação do Brasil com o agronegócio. Essas são pautas iniciais que o professor Hedmu França indica para que os estudantes revisem. O professor de geografia também destaca impactos ambientais e questões do clima, como o aquecimento global, elevação da temperatura e do nível do mar. 

 Outro tema relevante é água. “Estude recursos hídricos, uso da água e até o desperdício”. França aumenta sua lista de revisão com aspectos físicos, biomas, formações geomorfológicas e uso do solo. “Não perca a oportunidade de dar uma olhada em aspectos populacionais e urbanização. Como cresce a população? De que forma têm sido os números de filhos e a expectativa de vida? Estude também imigração”, acrescenta. 

 No que diz respeito a atualidades, o professor pede que os feras leiam sobre o presidente Donald Trump e os Estados Unidos, bem como sobre a relação dos americanos com o Brasil, China e Oriente Médio. “Não deixe de ver sempre o papel da ONU e os órgãos que estão inseridos nos fluxos de informação do mundo”, indica o docente de geografia.  

 Matemática 

 Um dos momentos mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio é a prova de matemática. O professor Daniel França também selecionou pautas que precisam da atenção dos candidatos. “Indico revisar aqueles assuntos de fácil entendimento: razão, proporção, escalas é regra de três simples, além de assuntos ligados a crescimento percentual, diminuição percentual, densidade, grandezas diretamente e inversamente proporcional”, destaca o professor. 

 Tópicos de aritmética básicos como progressão aritmética, noções de estatística (média moda e mediana), noções de probabilidade e gráficos são pontos que também merecem atenção. “Já em geometria, geometria plana é a bola da vez: semelhança triangular, áreas, relações trigonométricas”, crava o educador de matemática. 

 Química  

 Josinaldo Lins, professor de química, a pedido do LeiaJá, elencou temas da matéria que devem ser revisados pelos candidatos. “Em química geral estude estrutura atômica, tabela periódica e ligações químicas (intra e intermoleculares); em inorgânica revise reações químicas, compostos inorgânicos, reações orgânicas e estequiometria; já em físico-química estude equilíbrio químico, eletroquímica e radioatividade; na parte de orgânica, estude funções orgânicas, isomeria, propriedades dos compostos orgânicos e reações orgânicas”, orienta Lins. 

 Física 

 Com exclusividade para o LeiaJá, o professor de física Carlos Júnior fez uma lista em tópicos com os assuntos que devem ser revisados a 41 dias do Enem. “Os tópicos de física estão rigorosamente associados à frequência de questões no Exame”, comenta o docente. Confira a lista:  

 Mecânica 

 Estudo dos movimentos 

Análise gráfica 

Leis de Newton 

Trabalho, energia e potência mecânica 

Energia- aplicações e fontes 

Hidrostática 

 Eletricidade 

Domínio de elementos elétricos (Resistor,Gerador e Receptor) 

Instrumentos de medição 

Análise de circuitos 

Eletromagnetismo 

Ondulatória 

Fenômenos ondulatórios 

Acústica 

Efeito Doppler 

 Termologia 

Calorimetria 

Termodinâmica 

 Óptica 

 Espelhos (plano e esférico gaussiano) 

Refração e suas aplicações 

 Literatura 

 De acordo com o professor de literatura Felipe Rodrigues, ainda há tempo para que estudantes leiam pontos literários que, geralmente, são cobrados no Enem. “É válido que os alunos revisem algumas escolas literárias, autores e características que essas escolas podem trazer. É importante que eles escolham uma questão literária por dia para estudar: barroco, romantismo, parnasianismo, simbolismo e arcadismo. O aluno também não deve deixar de estudar o modernismo brasileiro e focar na Semana de Arte Moderna. “É relevante também analisa os aspectos da literatura contemporânea, além de vanguardas europeias. Dá tempo sim de estudar”, salienta Rodrigues.  

 Biologia 

O professor André Luiz Vitorino acredita que dois temas, nesta reta final, precisam ser priorizados. “Nestes 41 dias, resolva muitos exercícios, principalmente dos dois assuntos mais importantes: ecologia e citologia”, alerta o professor de biologia. 

LeiaJá também

--> Confira as apostilas do Vai Cair no Enem em Fortaleza

--> Olinda: história da cidade deve ser estudada para o Enem

COMENTÁRIOS dos leitores