Em ação inédita, aulão é conduzido só por mulheres

No Recife, professoras destacaram pautas importantes para as reivindicações das mulheres brasileiras e explicaram assuntos de peso para o Enem 2019

por Nathan Santos seg, 30/09/2019 - 12:51

Professoras Cristiane Pantoja e Lourdes Ribeiro exaltaram o valor do aulão em prol das principais pautas das mulheres brasileiras. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens 

“Agora é que são elas”. Esse é o nome que batizou o aulão comandado só por mulheres, idealizado pelo curso preparatório ‘Os Caras de Pau do Vestibular’. Nesse domingo (29), em um auditório situado no Centro do Recife, educadoras brilharam diante de dezenas de estudantes, ao destacarem pautas importantes para as mulheres brasileiras, além de conteúdos educativos focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a professora de redação Lourdes Ribeiro, uma das organizadoras do aulão - primeiro nesse modelo idealizado pelo 'Os Caras de Pau do Vestibular' -, o fato de o evento ser conduzido apenas por educadoras valoriza a representatividade das mulheres. “A educação é o foco para mudar as coisas e ter um aulão feito só por mulheres é uma imensa representatividade. Inclusive, as meninas se veem com a possibilidade de alcançar as metas delas, não só as querem ser professoras... Elas sabem que podem ocupar os lugares que elas quiserem e como quiserem”, disse Lourdes.

A professora explicou que, durante o encontro, cada participante abordou uma personalidade importante para a sociedade. “As disciplinas escolheram mulheres que descobriram algo de destaque e como isso foi trabalhado dentro do Enem”, comentou a docente. Uma das personalidades abordadas foi a escritora negra Carolina de Jesus, na aula da professora de redação Josicleide Guilhermino.

Segundo a educadora Cristiane Pantoja, das áreas de filosofia e sociologia, o aulão também traz um recado importante para a sociedade. “A gente mostra para a sociedade que estamos juntas na desmistificação e na luta em relação à busca igualitária no gênero, nos salários. Mostramos a necessidade da continuação do feminismo, e a sororidade entre a gente”, explica Cristiane Pantoja.

A estudante Laura Beatriz Amorim, de 18 anos, marcou presença no aulão desse domingo. Para a jovem, que almeja ser aprovada no curso de direito, a experiência de ter um aulão comandando apenas por mulheres fortalece as alunas que acompanharam o evento. “A gente tem autoconfiança e reconhece os nossos valores. Com esses aulões, as mulheres podem se abrir mais e conhecer os seus valores”, comentou.

Mais de 400 pessoas assistiram ao aulão realizado nos turnos da manhã e tarde desse domingo. Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes sobre o evento:

COMENTÁRIOS dos leitores