Teste seus conhecimentos sobre Modernismo para o Enem

O movimento modernista é um dos assuntos de Linguagens mais cobrados no Enem

por Marcele Lima ter, 01/10/2019 - 16:49
Creative Commons Abaporu/Tarsila do Amaral Creative Commons

O Modernismo é uma das escolas literárias mais importantes do Brasil. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para o movimento, destacando artistas plásticas como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e escritores Oswald e Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira, entre outros. Eles tinham como objetivo criar uma forma de expressão livre de influências estrangeiras e discutir a criação de uma identidade artística nacional.

“Representou a afirmação de novos ideais estéticos e preparou o terreno para uma arte e uma literatura adultas e, de fato, modernas como podem ser vistas hoje. Essas características fazem do movimento um dos mais importantes da literatura e consequentemente um dos mais cobrados no Enem”, disse a professora de Literatura, Suellen Oliveira

O movimento é dividido em três fases

A primeira fase é conhecida como “fase heroica”, com importância para obra dos autores que ficaram conhecidos como a tríade modernista: Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Eles seguiram os prepostos da Semana de 22 e buscavam uma literatura inovadora e distante das antigas escolas.

A segunda fase, a geração de 1930, tem uma característica diferente em relação aos antecessores. Mesmo buscando dar continuidade aos ideais apresentados, os artistas dessa era estavam preocupados com as questões sociais e utilizaram seus trabalhos como forma de denúncia das mazelas do Brasil. Fazem parte desta geração Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.

A terceira e última fase, também chamada de pós-modernista ou geração de 45, tem como diferencial o uso da linguagem mais rebuscada, fugindo dos tons coloquiais e apostando na temática psicológica, sem fugir das denuncias sociais. Autores como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa pertencem a este grupo. Eles trouxeram de volta para os romances e poesias a rima e a métrica, influências parnasianas, simbolistas e um regionalismo universal.

Nas edições de 2009 a 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o assunto representou mais de 30% das questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, segundo um estudo desenvolvido pelo Sistema de Ensino Poliedro. Para auxiliar os candidatos na preparação para a prova nesta reta final, o Vai Cair no Enem em parceria com o LeiaJá pediu ajuda aos professores Suellen Oliveira e Paulo Neto para montar o quiz abaixo sobre o Modernismo.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores