Enem: passagens da bíblia são permitidas na redação?

Professores dizem que uso de passagens bíblicas em forma de citação é permito, mas há ressalvas

por Francine Nascimento qua, 02/10/2019 - 11:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Uma das dúvidas estudantes que estão concentrados em escrever uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado nos dias 3 e 10 de novembro, é sobre o uso de citações contendo trechos bíblicos para ajudar na argumentação do tema proposto. O questionamento surge, pois, há uma linha tênue entre fundamentação religiosa e uma simples citação de uma passagem da bíblia.

De acordo com a cartilha do participante desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reflexões religiosas no texto não despontuam o candidato, desde que ele as use de maneira totalmente articulada com o tema.

O professor de redação Diogo Didier, complementa dizendo que nada é proibido na redação. O aluno pode usar de várias possibilidades, desde que deixe suas ideias organizadas e bem fundamentadas.

Pode, mas há ressalvas

“Primeiro que o tema tem que estar muito ligado a isso. Há um tempo, por exemplo, o tema foi sobre intolerância religiosa. Então, coube, sim, citar algum trecho bíblico sobre igualdade, respeito e tolerância para esse sentido. Mas em outras discussões pode não ser relevante, pois, fico pensando, por exemplo, quem é o leitor. Se ele é cristão, se não é, e qual é a percepção que ele tem da religiosidade”, acrescenta Didier.

Outro ponto trazido pelo docente é o risco da dissertação se tornar tendenciosa, porque não se sabe qual a intenção do participante em introduzir uma citação bíblica em um determinado assunto. “Nem sempre o aluno que utiliza esse tipo de ferramenta faz uso dela apenas como uma mera citação ou como apenas um repertório cultural para apresentar. Muito alunos podem usar essa citação de cunho bíblico e exaltar a questão bíblica e terminar se perdendo na argumentação”, alerta.

Se for usar, faça paralelos

Ainda na opinião do professor, outra dica para quem costuma ou cogita escrever alguma parte da bíblia é complementar com outras abordagens religiosas, como o alcorão (livro sagrado do Islã) ou de outras religiões para que não fique centrado apenas na bíblia. "Isso, claro, de forma curta e bem precisa para não se alongar e perder pontos na redação", pondera.

A professora de redação Mariana Pestana também concorda que não há mal em citar algum trecho bíblico, mas, assim como Diogo Didier, ela diz que que deve escrito com cautela para que que a abordagem não se torne uma "verdade absoluta" do redator. "Assim como outros livros, o candidato que quiser utilizar a Bíblia deve entender que no propósito da redação, é um livro como qualquer outro, formador de opinião e que tem sua influência dentro da sociedade. A grande falha que há ao trazer uma citação da bíblia é deixar o texto taxativo e tendencioso" complementa.

LeiaJá também

-> Citações na redação do Enem: saiba como e quando usar

COMENTÁRIOS dos leitores