Alfredo Gomes é nomeado novo reitor da UFPE

Nomeação foi realizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Docente foi o mais votado nas eleições realizadas pela comunidade acadêmica em junho

por Bruna Oliveira qui, 10/10/2019 - 09:39

O professor Alfredo Gomes foi nomeado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União.

O docente deve assumir o cargo a partir do dia 13 de outubro, quando o mandato do atual reitor, Anísio Brasileiro, termina. Nas eleições realizadas em junho pela comunidade acadêmica, Alfredo, que compôs a chapa Mude UFPE, ao lado de Moacyr Cunha de Araújo Filho, foi o candidato mais votado para o cargo com 31,26% dos votos.

Mesmo que alunos, técnicos e docentes da instituição votem em quem gostariam de eleger, apenas o presidente da república pode escolher quem ocupará o cargo. Por isso, o Conselho Universitário enviou ao Ministério da Educação (MEC) uma lista tríplice com os nomes de três candidatos, sendo um deles, Alfredo Gomes. 

Na última segunda-feira (7), um grupo chamado de Docentes da Liberdade entrou com um ação popular na justiça para que os nomes da lista tríplice fossem suspensos, já que o segundo e terceiro lugar das eleições realizadas pela comunidade acadêmica ficaram de fora da lista.

Graduado em psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995), Alfredo Gomes tem 55 anos e atualmente é diretor do Centro de Educação (CE) da universidade, desde 2016. Lá, ele também atua como professor associado do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. O docente também possui Doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000). 

O nome escolhido para ocupar o cargo de vice-reitor fica a critério do novo reitor que só poderá fazê-lo após começar cumprir o mandato de quatro anos. No entanto, Moacyr Cunha é o mais cotado, visto que disputou as eleições ao lado de Alfredo.

COMENTÁRIOS dos leitores