IFPE: candidatos com mais de 50 anos terão isenção de taxa

Vestibular de 2020 vai ofertar 4.715 vagas em 61 cursos de 16 campi

por Ítallo Olimpio sab, 12/10/2019 - 08:30
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Foram divulgados, na manhã desta sexta-feira (11), detalhes sobre o Vestibular IFPE 2020, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que contará com 4.715 vagas distribuídas em 61 cursos de 16 campi. Os interessados em concorrer às oportunidades podem se inscrever, no site do vestibular, entre os dias 14 e 24 de outubro, além de entregar documentos no campus onde almejem estudar. Uma das novidades é que pessoas com mais de 50 anos deverão ser isentas do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30.

Para a professora Anália Keila Rodrigues, reitora da instituição, a isenção para pessoas em idade avançada é uma forma de reparar lacunas na educação brasileira. “Isso [a isenção] é baseado em dois dados: primeiro, que a população está envelhecendo, e com a população envelhecendo, se faz necessário que as instituições públicas de ensino concebam e implementem políticas para essa população. O segundo motivo, é porque o Brasil ainda tem uma dívida de formação com as pessoas que estão na geração de 50 anos ou mais”, justificou. 

Mesmo com o contingenciamento de verbas, a reitora reforçou o compromisso com a sociedade, mencionando a liberação de R$ 10 milhões efetuada pelo Ministério da Educação (MEC), na última semana. Sobre o número de pessoas atendidas pela nova medida, ainda não há uma estimativa. “A gente está fazendo uma primeira experiência de isenção e não conseguimos ter um número exato”, concluiu. 

As provas do vestibular do IFPE serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Para conferir a lista completa de cursos ofertados e outras informações, confira o edital do certame. Os demais candidatos que desejem solicitar isenção, podem fazê-lo através da página de inscrições

LeiaJá também

--> IFPE: candidatos podem usar nome social no novo vestibular

-> IFPE: cotistas poderão disputar vaga na ampla concorrência

COMENTÁRIOS dos leitores