Estudo diz que mulheres são maioria no trabalho em motéis

Dados levantados por associação do ramo de motéis indicam que 80% dos trabalhadores do setor são do sexo feminino

por Lara Tôrres qua, 23/10/2019 - 15:47
Freepik . Freepik

O setor moteleiro vem registrando aumento na participação de homens em seus postos de trabalho, mas dados registrados e divulgados pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) mostraram que as mulheres ainda prevalecem nesse mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa de mercado, elas representam 80% dos funcionários do setor em mais de cinco mil motéis em todas as regiões do Brasil. 

Segundo o presidente da ABMotéis, Felipe Martinez, mesmo que a presença majoritária de mulheres seja um fato histórico, o perfil dos cargos ocupados por elas está se tornando mais diverso. Se antes a presença feminina se concentrava nas funções de camareira e recepcionista, por exemplo, hoje há mulheres em cargos de liderança como gerentes, supervisoras e governantas. 

Sobre a chegada dos homens ao setor, o presidente da associação afirma que no passado os homens costumavam atuar apenas em cargos ligados à segurança e manutenção, mas hoje já começam a exercer uma diversidade de funções maior. “Você começa a ter um mix e percebemos que a tendência é ter mais homens em setores que antes eram exclusivos de mulheres. Em cargos de recepção, por exemplo, já contamos com homens”, disse o Martinez. 

LeiaJá também

--> Como foi crescer e ser criado em um motel

--> Motéis: setor que tende a crescer mas ainda enfrenta tabus

COMENTÁRIOS dos leitores