USP é a 2ª melhor universidade da América Latina

Conclusão é de um estudo da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS)

por Francine Nascimento qui, 24/10/2019 - 13:43
Cecília Bastos/USP Imagens Fachada do prédio da Faculdade de Educação, no campus de São Paulo Cecília Bastos/USP Imagens

Mais uma vez, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa a segunda posição no ranking das melhores universidades da América Latina, segundo o estudo divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), nessa quarta-feira (23). A lista também inclui outras instituições brasileiras como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que está em quinto lugar, fazendo do país o único com mais de uma instituição de ensino entre as cinco primeiras.

Nesse último ranking não houve mudanças. A USP esteve em primeiro lugar até 2017, mas no ano seguinte, o topo passou a ser ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) que está novamente em primeiro lugar. Para essa pesquisa, a QS analisou 400 universidades latino-americanas seguindo os oito critérios de avaliação: reputação acadêmica, empregabilidade, proporção de professores por aluno, quantidade de professores que possui doutorado, citação de artigos, número de artigos por professor, rede internacional de pesquisa e impacto na web. 

Dentre as 400 entidates, 94 são brasileiras. Algumas dessas são a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal de São Paulo (UFSP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em outro ranking publicado recentemente pela revista britânica especializada em educação Times Higher Education (THE), foram estudadas universidades em 92 países ao redor do mundo. O Brasil ocupou o sétimo lugar com as melhores instituições. Saiba mais: Brasil é o 7º país com melhores universidades do mundo.

COMENTÁRIOS dos leitores