USP e Unicamp entre as universidades mais empreendedoras

Estudo elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) analisou mais de 100 universidades brasileiras que incentivam o empreendedorismo

por Francine Nascimento ter, 29/10/2019 - 17:39
Cecília Bastos/USP Imagens Fachada da Universidade de São Paulo (USP) Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Uniamp) lideram a lista das 100 universidades mais empreendedoras do Brasil, segundo o ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). No caso da USP, é a terceira vez consecutiva que a instituição ocupa o primeiro lugar por promover a prática do empreendedorismo para os estudantes. 

Logo na segunda posição está a Unicamp, depois a Universidade de Minas Gerais (UFMG) e no quarto lugar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O principal objetivo do ranking é reconhecer e premiar as comunidades acadêmicas que contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo, sendo analisados pontos como o capital financeiro, a infraestrutura, inovação, cultura empreendedora, extenção e internacionalização. Também foram entrevistados cerca de 15 mil alunos. 

Depois de estudar todos os critérios, a organização dá a nota final para cada universidade. Nesta edição houve dois empates. Tanto a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quanto a Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficaram na nona posição com a nota de 4,98. Para conferir a lista completa, clique aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores