PM-PE tem plano para conter protestos no dia do Enem

Comando da Polícia Militar do Estado divulgou esquema de segurança. Provas serão realizadas no domingo (3)

por Nathan Santos qua, 30/10/2019 - 16:35
Divulgação/PM-PE Major Edson Oliveira e o major Roberto Oliveira divulgaram detalhes do esquema de segurança Divulgação/PM-PE

A Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) divulgou, na tarde desta quarta-feira (30), no Recife, seu esquema de segurança para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo será realizado em todo o Brasil no domingo (3) e no dia 10 de novembro. No Estado, existem 275.327 inscritos e 584 locais de aplicação.

Segundo a PM-PE, para cada dia de prova, 1.523 policiais atuarão desde a escolta dos cadernos de prova para os locais de aplicação até trabalhos de segurança durante a realização do Exame. O combate a crimes, realização de rondas, impedir problemas de deslocamentos em caso de protestos ou demais eventualidades são alguns dos objetivos dos soldados. 

“Nós sabemos que sempre existe a possibilidade de haver protesto que possa dificultar o deslocamento do aluno até o local de prova. Nós temos uma tropa aquartelada caso haja necessidade de operacionalizar uma desobstrução de via”, informou o coordenador operacional do Enem da Polícia Militar de Pernambuco, major Roberto Oliveira.

O efetivo de policiais deste ano tem o mesmo número de servidores da edição passada. No entanto, em 2019 há 584 locais de prova ante 620 de 2018, diferença que, de acordo com a PM, possibilita uma distribuição com mais policiais para os pontos do Exame.

Durante coletiva de imprensa no Quartel do Derby, Centro do Recife, a Polícia Militar informou que as provas, em caminhões dos Correios devidamente escoltados, serão encaminhadas aos prédios de aplicação a partir das 5h do domingo. Da capital pernambucana, os cadernos do Enem serão direcionados a batalhões da PM e quartéis do Exército situados nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Arcoverde e Petrolina, de onde a distribuição continuará para os pontos de realização do processo seletivo conforme cada região. Sobre o arquipélago de Fernando de Noronha, as provas do Enem partirão do Recife até o conjunto de ilhas no dia 1º de novembro por meio de transporte aéreo.

Em Pernambuco, os portões dos locais de realização do Enem serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, levando em consideração o horário de Brasília. No primeiro dia, as provas – com duração de cinco horas e 30 minutos – terão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no dia 10 de novembro, os feras enfrentarão quesitos de Ciências da Natureza e matemática, durante cinco horas.

Com informações de Lara Tôrres

COMENTÁRIOS dos leitores