Sebrae: de cada 100 negros adultos, 40 são empreendedores

Levantamento ainda traz detalhes sobre o nível de escolaridade dos empresários

por Nathan Santos qua, 30/10/2019 - 15:37
Pixabay . Pixabay

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou, nesta quarta-feira (30), números sobre empreendedores negros e brancos no Brasil. Os dados são resultado de um panorama traçado pela Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e as informações correspondem ao ano de 2018.

Segundo o levantamento, no Brasil, de cada 100 negros adultos, 40 são empreendedores. A pesquisa do Sebrae aponta que 55,56% dos empresários afrodescendentes abrem um negócio por oportunidade, enquanto o percentual de brancos nesse mesmo contexto é de 71,5%.

Outra abordagem do levantamento mostra que quase 80% dos empreendedores negros faturam até R$ 24 mil, oito percentuais a mais do que os empresários brancos incluídos nessa faixa de ganhos. “Por outro lado, o percentual de empreendedores brancos com faturamento acima de R$ 36 mil foi de 13,6%, quase o dobro dos empreendedores negros (7,7%)”, informou o Sebrae. 

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, entre os empreendedores iniciais negros, 54,2% têm renda familiar até dois salários mínimos. Por outro lado, entre os empresários brancos, o dado é de 37,5%. “Ainda considerando os empreendedores iniciais, a pesquisa mostra que entre os negros, aqueles com renda familiar acima de três salários mínimos representam 22,9% e entre os brancos perfazem 42,4%.  Embora a diferença entre brancos e negros no perfil de renda dos empreendedores estabelecidos seja menor, o sentido da constatação permanece o mesmo: é maior a proporção de empreendedores negros que possuem renda familiar mais baixa do que empreendedores brancos e - ao contrário - é maior a proporção de empreendedores brancos que possuem rendas maiores”, detalha o Sebrae.

Nível escolar

A pesquisa também traz um recorte referente à escolaridade dos empresários. Segundo o Sebrae, “a proporção de pessoas com nível superior completo, entre os negros, é sempre metade que a verificada entre os brancos”. O estudo indica que, na Taxa Total de Empreendedores (TTE), 6,6% dos negros têm graduação, enquanto entre os brancos o percentual é de 12,8%

“A pesquisa mostra que uma proporção maior de empreendedores negros (51,3%), deixou de concluir o ensino médio, contra 41,5% dos brancos. Essa diferença se acentua quando são tomados os empreendedores estabelecidos. Entre os negros, 58,9% não alcançaram esse grau de escolaridade (o que significa a maioria), contra 45,6% dos brancos”, informa o Sebrae.

Sobre o nível de escolaridade dos empresários, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, alerta para a importância das atividades de qualificação entre os empreendedores. “Empreender exige conhecimento, por isso, o Sebrae recomenda que donos de micro e pequenas empresas busquem aprendizado, aperfeiçoamento, se preparar. Na prateleira de produtos e serviços, o Sebrae tem cursos gratuitos, presenciais ou à distância, em inúmeras áreas – planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing, qualidade no atendimento”, orienta Melles, conforme informações da Agência Sebrae de Notícias.

Serviços domésticos estão entre as atividades mais desempenhadas entre os empreendedores negros, conforme informa a pesquisa, além de práticas de cabelereiros e de tratamento de beleza. Esses trabalhos correspondem a aproximadamente 16% do total de empreendimentos iniciais geridos por negros.

Confira a seguir os principais números da pesquisa do Sebrae:

A taxa total de empreendedores (TTE) negros é de 40,2%.

De cada 100 brasileiros negros adultos, 40 são empreendedores.

A taxa total de empreendedores (TTE) entre os brancos é de 35%.

Entre os empreendedores iniciais negros predominam os mais jovens: cerca de 55%. 12,8% dos empreendedores brancos possuem nível superior completo.

6,6% dos empresários negros possuem nível superior completo.

Entre os empreendedores negros iniciais, 43,7% não têm ensino médio completo.

54,2% do empreendedor inicial negro têm renda familiar de até dois salários mínimos.

Oportunidade x necessidade

Especialistas em empreendedorismo explicam que empreender por necessidade significa que o criador do negócio não fez o planejamento necessário e indicado antes de abrir uma empresa. Nesse caso, o empreendedor, vivendo um momento financeiro complicado e que exige renda para sua própria sobrevivência, abre uma atividade sob o risco de falência muito latente, uma vez que não existiu um planejamento de mercado adequado.

Já empreender por oportunidade é reflexo de um negócio bem articulado, com pelo menos seis meses de planejamento, em que o empreendedor estudou muito bem o mercado antes de se lançar aos clientes. Segundo especialistas, negócios abertos por oportunidade têm mais chances de alcançarem bons resultados.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores