Práticas inovadoras em educação são premiadas no Recife

Trabalhos desenvolvidos por 10 professoras da rede pública de ensino do Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, foram homenageados

por Kimberly Neri qua, 06/11/2019 - 09:30

Nesta terça-feira (05), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife, as honras foram para as mulheres. 10 docentes da rede pública de ensino do Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, foram premiadas pelas melhores práticas pedagógicas desenvolvidas junto com os alunos em sala de aula. O Seminário Conectando Boas Práticas ocorre em 60 cidades, de todos os estados brasileiros. O evento reconhece projetos de educadores que geram resultados satisfatórios de aprendizagem juntamente com os estudantes.

A iniciativa faz parte da Conectando Saberes, uma rede nacional de professoras e professores apoiada pela Fundação Lemann. De acordo com a organização do evento, os trabalhos selecionados estarão acessíveis, em formato de e-book, para que outros educadores possam replicá-los. Em breve, os conteúdos serāo disponibilizados no site: https://conectandosaberes.org/

Confira os detalhes na reportagem:

Embed:

Veja os 10 trabalhos premiados: 

Título: Um olhar poético pelo Recife sob a perspectiva do estudante surdo. 

Autora: Ivanilda Estefania de Albuquerque

Escola Municipal Padre Antônio Henrique - Recife-PE 

A pesquisa possibilitou aos discentes surdos conhecerem as esculturas dos poetas expostas nas ruas e praças da nossa capital, levando-os a mergulhar no ambiente literário dos doze poetas da cultura pernambucana através do Circuito da Poesia do Recife. 

Título: Criando e Contando Histórias 

Autora: Andrea de Souza Ferreira

Escola Municipal Severina Lira - Recife-PE 

A metodologia utilizada se fundamenta na vivência de experiências sistemáticas de leitura, produção, revisão e reescrita textual utilizando o texto narrativo para escrever o livro: “Histórias da Turma”. Para contar as histórias a turma usou dois suportes textuais: livro digital e tapete contador de histórias. Na versão digital o livro ganhou um link que foi socializado por aparelhos celulares para a comunidade escolar. Na versão tapete, a turma fez uma bolsa que foi usada na escola e em casa.

Título: Veja com meus olhos: a expressão fotográfica como forma de identidade e história pessoal.

Autora: Flávia Bruna Ribeiro da Silva

Escola Municipal em Tempo Integral José Rodovalho - Jaboatão dos Guararapes-PE

Trata-se de um projeto para o desenvolvimento da inteligência emocional dos estudantes mediante a arterapia, os relatos de vida e a criação de um momento-ambiente para o compartilhamento dos sentimentos intimistas, visando o desenvolvimento da forma de expressão pessoal, a prática da empatia, a resolução de conflitos e a capacidade de expressão não-violenta das emoções. De forma específica, o uso da fotografia e do diário pessoal foram privilegiadas.

Título: Estuário de Barra de Jangada: a lama não é o caos.

Autora: Vívian Martins de Souza

Escola Municipal Maria Augusta Dutra - Jaboatão dos Guararapes-PE

Reconhecer a importância do Estuário de Barra de Jangada como bioma a ser preservado e a importância dos manguezais. Identificar quais são as principais causas para os desequilíbrios e problemas ambientais. Familiarizar-se com a Cultura Maker, esculpindo com a utilização do material reciclado encontrado na escola, esculturas que representem a riqueza de nosso estuário. As atividades desenhadas para alcançar os objetivos foram: entrevistas e pesquisas de campo, reciclagem, produções de artes visuais, aulas com vídeos produzidos pelo ostreiro que foi nosso parceiro, rodas de leitura com as letras de Chico Science e o trabalho de Josué de Castro (mapa da fome), linkando a música Da Lama ao Caos, ao trabalho do escritor, coleta na escola de material reciclável para a nossa atividade maker.

Título: Automutilação: o espelho de uma dor.

Autora: Aldenizes Menezes da Silva Nascimento

Escola Municipal Reitor João Alfredo - Recife-PE

O trabalho buscou identificar os fatores que justificam a existência pretérita ou presente de automutilação e o aumento de números de casos deste comportamento, em curto espaço de tempo, por estudantes de uma única unidade escolar, bem como detectar aspectos de motivação relacionados a estes fatores. E, a partir destas informações, desenvolver ações preventivas e educativas que informem, sensibilizem e minimizem este comportamento.

Título: Projeto Meu primeiro drone

Autora: Audaci Maria de Lima Silva

Unidade de Tecnologia UTEC – Móvel 3 - Recife-PE

Projeto de iniciação científica desenvolvido no Clube de Robótica da UTEC MÓVEL 3, rede municipal do Recife. Dele participaram 10 alunos de diversas séries no contra turno da escola. Num total de 25 aulas, a turma realizou pesquisa bibliográfica a partir da problemática COMO O DRONE TEM FORÇA PARA VOAR?. Após a pesquisa em diversas fontes eles também construíram um protótipo de drone com arduíno uno e um protótipo de aplicativo usando uma plataforma gratuita. Por fim, o projeto apontou as regras básicas para pilotar um drone profissionalmente e como acontece o voo do drone.

Título: Rádio web: Conectando a escola ao mundo

Autora: Bruna Raquel Galvão Vidal

Escola Municipal Odette Pereira Carneiro - Jaboatão dos Guararapes-PE

O projeto Rádio web: Conectando a escola ao mundo, surge da necessidade de Promover o protagonismo dos estudantes por meio das tecnologias da informação e da comunicação contribuindo para o desenvolvimento de competências no uso destas tecnologias, promovendo integração entre professores, estudantes e comunidade escolar, abordando técnicas de uso ferramentas digitais de baixo custo. Buscando despertar um pensamento crítico.

Título: O trabalho com metodologia científica nas turmas do Ensino Fundamental: uma proposta inovadora.

Autora: Maria Ana Paula Freire da Silva

Escola Municipal Octávio de Meira Lins - Recife-PE 

A experiência com trabalho científico nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental caracteriza-se como uma prática inovadora em relação ao desenvolvimento de pesquisas com metodologia científica, apontando caminhos e merecendo considerações e destaque no enfoque com pesquisas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. É bastante ousada a introdução da metodologia científica nas turmas do ensino fundamental, principalmente quando percebemos que o trabalho com investigação científica requer maior rigor e organização na estrutura do trabalho e dedicação para planejá-lo e executá-lo. O Trabalho de Campo representa uma das ferramentas de maior relevância para a realização das pesquisas in loco na escola e comunidade. O resultado são estudantes motivados, autônomos e protagonistas.

Título: Educada(MENTE): A meditação como ferramenta no processo de Ensino/Aprendizagem

Autora: Janaína Maria da Silva

Escola Técnica Governador Eduardo Campos - Sao Lourenço da Mata-PE

Na busca pelo processo de harmonização da comunidade escolar, bem como na criação de um espaço onde todos possam ter “voz” e comunicação assertiva, foi implantada a Sala Meditativa Professor Nadilson José. Um espaço criado para trabalhar o relacionamento funcional vivo da Escola, a escuta na essência, as relações colaborativas e inovadoras com foco no trabalho do empoderamento educacional, da flexibilização, da adaptação, da criatividade, da resiliência, da Janaína Maria da Silva Escola Técnica Governador Eduardo Campos São Lourenço da Mata administração dos egos, das linguagens corporais, do uso da neurociência, da gestão das emoções e do autoconhecimento, a partir dos conceitos de autorresponsabilidade, cocriação com uso da meditação, das ferramentas de coaching, da PNL (entre outras práticas holísticas) e da reprogramação do mindset dos estudantes.

Título: Clube de Acessibilidade Audiovisual como ferramenta para inclusão nas escolas.

Autora: Renata Carvalho da Silva

Unidade de Tecnologia UTEC Alto Santa Terezinha - Recife-PE

Este trabalho é o desenvolvimento de um Clube de Acessibilidade Audiovisual fundado em março de 2019 na UTEC Alto Santa Terezinha, no Compaz Governador Eduardo Campos. No Clube são produzidos audiovisuais com o recurso da audiodescrição. A questão que norteia esse estudo é a hipótese de o Clube de Acessibilidade Audiovisual ser uma ferramenta que possa contribuir para a promoção da Inclusão facilitando a acessibilidade audiovisual de pessoas com deficiência visual nas escolas. O objetivo desse trabalho é contribuir com a promoção da acessibilidade audiovisual às pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma Pesquisa-ação de cunho qualitativo cuja a metodologia é a produção de audiovisual utilizando audiodescrição em um Clube de Acessibilidade Audiovisual.

COMENTÁRIOS dos leitores