Inep: pais ajudaram a retirar do Enem jovem que passou mal

Candidata de 18 anos morreu após passar mal enquanto fazia a prova do Enem 2019

por Nathan Santos ter, 12/11/2019 - 19:12
Nathan Santos/LeiaJáImagens . Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em nota enviada ao LeiaJá na noite desta terça-feira (12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do seu presidente, Alexandre Lopes, lamentou a morte da estudante Beatriz Gomes Borges, de 18 anos. A jovem morreu após passar mal enquanto fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (10). O Inep informou que pais de participantes do processo seletivo retiraram a menina do prédio de aplicação da prova, na cidade de Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lamenta profundamente o falecimento da participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 Beatriz Gomes Borges. A estudante realizava as provas do exame no último domingo, 10 de novembro, na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, situada em Olinda (PE), quando se sentiu mal e foi retirada da unidade de ensino pelos pais. A equipe aplicadora das provas prestou todo o suporte para pronto atendimento da participante”, informou o presidente do Inep.

Apesar de o Inep informar que a candidata realizou o Exame na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco comunicou que ela teria feito a prova em uma instituição de ensino privada localizada em Olinda. A escola estadual é o local onde a garota estudava.

Lopes ainda expressou mensagem de conforto à família da candidata: “Neste momento de imensa dor, o Inep se solidariza com todos os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda”.

O primeiro dia do Enem 2019 foi em 3 de novembro, quando os candidatos responderam questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. No último domingo, foram cobrados quesitos nas áreas de Ciências da Natureza e matemática. Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram no Exame.

COMENTÁRIOS dos leitores