Jovem morre após passar mal durante a prova do Enem

Candidata era aluna da rede estadual de ensino de Pernambuco

por Nathan Santos ter, 12/11/2019 - 15:46 Atualizado em: ter, 12/11/2019 - 16:21
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma jovem de 18 anos, identificada como Beatriz Gomes Borges, morreu após passar mal durante o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (10). A informação foi confirmada ao LeiaJá pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

A candidata era aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Santa Ana, da rede estadual de ensino, localizada no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A jovem fez a prova do Enem em uma instituição de ensino privada, também localizada no bairro de Jardim Atlântico. A Secretaria de Educação informou que ela chegou a ser socorrida, mas não detalhou quem realizou o socorro e nem para qual unidade de saúde Beatriz foi conduzida.

“A Secretaria de Educação e Esportes do Estado lamenta e se solidariza com os amigos e familiares da estudante da Escola de Referência Santa Ana, Beatriz Gomes, que faleceu no último domingo (10), enquanto realizava as provas do ENEM”, consta na nota divulgada ao LeiaJá pela pasta.

No Facebook, uma postagem atribuída à escola onde Beatriz estudava traz um texto em homenagem à aluna. “É com muita tristeza que nós que fazemos a EREM Santa Ana comunicamos o falecimento da nossa aluna Beatriz Gomes, (Bia 3D). Pra nós ela sempre terá um lugar especial em nossos corações! Um exemplo de superação, pela sua garra, empenho e dedicação! Foi uma honra tê-la conosco esses três anos! Faltam palavras! Descanse em paz Bia! Que Deus conforte todos os familiares e amigos!”, diz o post.

O LeiaJá questionou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame, se fiscais ou outros colaboradores do órgão prestaram socorro. Confira a nota do órgão, por meio do presidente Alexandre Lopes:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lamenta profundamente o falecimento da participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 Beatriz Gomes Borges. A estudante realizava as provas do exame no último domingo, 10 de novembro, na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, situada em Olinda (PE), quando se sentiu mal e foi retirada da unidade de ensino pelos pais. A equipe aplicadora das provas prestou todo o suporte para pronto atendimento da participante. Neste momento de imensa dor, o Inep se solidariza com todos os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

A causa da morte ainda não foi revelada pela organização da prova. A Secretaria de Educação também não divulgou informação sobre a causa do falecimento.

A primeira etapa do Enem foi realizada no dia 3 de novembro, com questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no último domingo, o Exame trouxe quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores