Quase 73 mil inscritos: vestibular da Unicamp vai começar

Seleção é uma das mais concorridas do Brasil

por Nathan Santos sex, 15/11/2019 - 16:11
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes tentam ingressar em cursos de graduação Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Considerado um dos processos seletivos mais concorridos do Brasil, o Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será realizado - em sua primeira fase - no próximo domingo (17). Ao todo, 72.859 candidatos lutam para ingressar nas 2.570 vagas oferecidas pela instituição de ensino.

Segundo a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), entidade responsável pela seleção, o certame será promovido em 30 cidades do Estado de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Além desses municípios, serão locais de prova Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, Brasília e Fortaleza.

No total, a Unicamp oferece 69 cursos de graduação, entre eles medicina. Do total de vagas disponíveis, o vestibular preencherá 80%, enquanto o restante de oportunidades será preenchido por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A Comvest orienta os candidatos a fazer o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho”, alerta a instituição de ensino.

Noventa questões de múltipla escolha compõem a primeira fase do vestibular. Os quesitos são distribuídos entre as matérias de português, matemática, história, geografia, física, filosofia, sociologia, química, biologia, inglês, além de abordagens interdisciplinares. Cada da questão possui quatro alternativas.

No total, o exame terá cinco horas e 30 minutos de duração. Os candidatos devem apresentar, no momento do processo seletivo, documento original de identidade indicado na etapa das inscrições, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. “Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira”, acrescentou a Unicamp.

De acordo com o cronograma do vestibular, a segunda fase será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro. Para mais informações, acesse o site da organização do certame.

COMENTÁRIOS dos leitores