Matrículas para rede estadual de PE começam nesta quarta

Ao total, serão oferecidas quase 75 mil vagas para alunos novatos

por Camilla de Assis ter, 19/11/2019 - 13:12
Camilla de Assis/LeiaJaImagens/Arquivo Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira Camilla de Assis/LeiaJaImagens/Arquivo

Os estudantes que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco poderão realizar o primeiro processo de matrículas nesta quarta-feira (20). A partir das 7h, alunos e responsáveis deverão acessar o site de cadastro, disponibilizado pela Secretaria de Educação e Esportes. Ao total, serão 74.978 vagas para as 1.059 escolas espalhadas pelo Estado. O período de inscrições se encerra às 23h59 do dia 27 de dezembro. O anúncio do período de matrículas foi realizado pela pasta na manhã desta terça-feira (19), durante coletiva de imprensa.

Na página de cadastro, o estudante deve informar os seguintes dados: RG, CPF, nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola em que pretende estudar, série, turno, nome do responsável, endereço e telefone para contato. As instituições de ensino são disponibilizadas no sistema de acordo com a disponibilidade de vagas.

Após esse processo, no período de 2 a 16 de janeiro, o aluno ou responsável deve ir até à escola selecionada com o número de inscrição online, cópia de certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia de carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, além de uma foto 3x4. Esse processo é o de efetivação de matrícula e garante ao estudante a vaga escolhida na internet.

Do total de vagas disponibilizadas para 2020, 31.919 são destinadas ao ensino fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e 43.059 ao ensino médio. Neste montante, está incluída a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O secretário de Educação, Fred Amancio, alertou que os estudantes devem ficar atentos pois as vagas em algumas escolas acabam rapidamente. “Algumas escolas são as mais procuradas, então com menos de meia hora, acabam todas as vagas. Às 7h30 de amanhã, algumas escolas já não vão mais aparecer no sistema”, disse.

Quem não tiver acesso à internet em casa poderá realizar as matrículas em laboratórios de informática de cerca de 300 escolas da rede estadual. O início do ano letivo está previsto para 4 de fevereiro de 2020. Em caso de dúvidas, os estudantes podem ligar para o telefone 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. 

Tempo integral

Do total de oportunidades disponibilizadas, 8.655 vagas são para as Escolas em Tempo Integral. Delas, 3.067 são unidades concentradas no Recife e Região Metropolitana e outras 5.588 no interior de Pernambuco. A Secretaria de Educação de Pernambuco salientou que as Escolas Técnicas Estaduais (ETE) não entram no processo de inscrições porque existe um processo seletivo específico para as ETEs.

De acordo com o secretário de Educação Fred Amancio, a quantidade de oportunidades para o ensino integral irá aumentar. “Vamos ampliar a quantidade de escolas em tempo integral e, consequentemente, este número também vai ampliar”, disse. Mais detalhes sobre a ampliação dessa modalidade de ensino não foram divulgadas.

Retardatários

As vagas ociosas durante o primeiro período de matrículas serão disponibilizadas novamente para inscrições entre os dias 20 a 28 de janeiro de 2020. Já o processo de efetivação da matrícula será do dia 21 ao dia 30 do mesmo mês. Esta é a novidade no processo de ingresso da rede estadual deste ano, já que nos anos anteriores, o estudante retardatário deveria realizar a matrícula diretamente na escola, caso a instituição estivesse com vagas disponíveis.

COMENTÁRIOS dos leitores