Veja lista com notas de corte do Sisu

Para ajudar os estudantes que estão aguardando a abertura das inscrições para o Sisu 2020, o LeiaJá reuniu algumas notas de corte da edição anterior o Sistema de Seleção Unificada

por Camilla de Assis qui, 21/11/2019 - 17:48
Camilla de Assis/LeiaJaImagens Na edição 2019, foram ofertadas 59.028 vagas Camilla de Assis/LeiaJaImagens

Fazer uma prova de vestibular é apenas o primeiro passo de uma jornada de espera e paciência no aguardo da tão sonhada vaga na graduação. Mas quando esse resultado é liberado, o candidato ainda passa pela fase de esperar o prazo do processo seletivo em que ele se candidatou e almejar sua classificação. E é neste momento que a nota de corte é fundamental para ter uma noção de possibilidade de entrada no curso desejado.

A nota de corte nada mais é do que a menor nota necessária para que o candidato tenha a chance de estar entre o selecionados nas vagas disponibilizadas. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), famoso por ser o processo seletivo que atende aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota de corte é calculada uma vez por dia, durante o período de inscrições. Ela é vista com base no número da quantidade de vagas existentes e o número de candidatos que concorrem à mesma oportunidade naquela modalidade da concorrência específica.

Segundo o professor de matemática Ricardo Rocha, a nota de corte é importante para que o estudante tenha uma noção real da situação necessária para sua classificação e saiba ter a estratégia para entrar na graduação. “A nota de corte, assim como a classificação parcial que fica disponível no período de inscrições serve para que o candidato tenha uma ideia de qual é a pontuação necessária para entrar naquele curso que ele escolheu. Sabendo disso, o candidato pode modificar a sua opção de curso, aumentando suas chances de ser selecionado”, explicou.

Todos os anos, durante o período de candidatura, o Sisu disponibiliza as notas de corte dos cursos, com atualizações diárias. Na última edição do Sisu, realizada no segundo semestre de 2019, foram ofertadas 59.028 vagas, segundo o Ministério da Educação (MEC). A pasta ainda oferece um simulador, em que o candidato pode verificar as chances de ingressar nos cursos por meio do Sistema.

E para ajudar os feras que estão curiosos em saber quais notas de corte necessárias para aprovação nos cursos desejados, o Vai Cair no Enem, projeto multimídia produzido em parceria com o LeiaJá, selecionou algumas graduações e suas notas de corte. Confira abaixo:

LeiaJá também

-> Enem: saiba como ter uma noção da sua nota pelo gabarito

-> Sisu: veja quando a UFPE deve soltar pesos e notas mínimas

COMENTÁRIOS dos leitores