Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest 2020

No próximo domingo (24), será realizada a primeira fase do vestibular que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP)

por Bruna Oliveira sex, 22/11/2019 - 10:27
Marcos Santos/USP Imagens O vestibular da Fuvest conta com mais de 129 mil inscritos Marcos Santos/USP Imagens

Depois de encarar a marotona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alcançar a sonhada graduação, muitos estudantes agora se preparam para prestar outros vestibulares. Quem almeja uma oportunidade na Universidade de São Paulo (USP), o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a chance do sonho se tornar realidade. 

Neste edição, a Fuvest conta com 11.147 vagas em 106 carreiras de graduação. Do total, 8.317 são destinadas exclusivamente à seleção pelo Concurso Vestibular FUVEST 2020. As demais vagas são destinadas a outras formas de ingresso. Ao total, 129.148 se inscreveram, considerando-se candidatos e “treineiros”. Os primeiros atingiram a quantidade de 117.019 inscrições, enquanto os segundos somam 12.129 participantes.

Os três cursos mais concorridos na Fuvest são de medicina, com diferença apenas nos campi. De acordo com a listagen divulgada pela comissão do vestibular, no campus São Paulo, são 129,46 por vaga. Já nas unidades Bauru e Ribeirão Preto são 124,21 e 89,04 por vaga, respectivamente.

Horários

Com abertura dos portões marcada para às 12h30, as provas da primeira fase do vestibular da Fuvest 2020 é sobre conhecimento gerais e têm início às 13h. De acordo com o manual do candidato, os portões serão fechados no mesmo horário.

Já a segunda fase do processo seletivo será feita nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020, na qual no primeiro dia os candidatos irão fazer uma prova de português e redação. No segundo dia, os participantes irão realizar um exame de disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida. Todas as carreiras podem ser conferidas no Manual do Candidato.

O horário de abertura, fechamento dos portões e início de prova é igual o da primeira fase. Candidatos aos cursos de artes visuais, música e artes cênicas devem também realizar provas de habilidades específicas. Veja as datas em que serão realizadas:

Artes Visuais (Carreira 125): 17 de dezembro de 2019

Música - ECA (Carreira 245): 13 de dezembro e de 17 a 19 de dezembro de 2019

Música (Carreira 250): 17 a 21 de dezembro de 2019

Artes Cênicas (Carreira 115): 8 a 10 de janeiro de 2020

Nos dias de prova é necessário que o candidato tenha em mãos o documento de identidade e caneta esferográfica azul. É permitido o uso de lápis para rascunho, borracha, apontador e régua transparente. Entrar com água e alimentos leves também é permitido. De acordo com o edital, é proibida a entrada portando alguns objetos. Confira abaixo quais são eles: 

Relógio individual de qualquer tipo; 

Equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;  

Material impresso ou para anotações; 

 Corretivo de qualquer material ou espécie;  caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica; 

 Caneta marca-texto;  

Gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol; 

Protetor auricular, fone de ouvido ou similares;  

Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova;

De acordo com a Fuvest, o vestibular 2020 traz novidades como figuras, mapas, gráficos e outras imagens coloridas para facilitar visualmente o exame para o candidato, a fim de proporcionar maior segurança na interpretação de informações. Nesta edição, o exame também conta com reconhecimento facial, que irá substituir a coleta da impressão digital.

Resultados

 No dia 9 de dezembro de 2019 será realizada a lista de divulgação de convocados e os locais em que as provas da segunda fase serão realizadas. Já em 24 de janeiro de 2020 será divulgada a lista dos aprovados por meio do site da Fuvest e no dia 6 de fevereiro de 2020 será a divulgação do resultado dos treineiros.

LeiaJá também

--> Fuvest usará reconhecimento facial no Vestibular 2020

--> Fuvest abre inscrições para vestibular 2020

--> Alunas criam petição para pedir obras femininas na Fuvest

COMENTÁRIOS dos leitores