Pesquisa na Amazônia é tema de encontro acadêmico

A sexta edição do Confluências marca os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA. Abertura será nesta segunda-feira (25).

seg, 25/11/2019 - 09:35
Divulgação Encontro discute pesquisa interdisciplinar na Amazônia Divulgação

Com o tema "Pesquisa Interdisciplinar na Amazônia: aproximações e deslocamentos", será aberto nesta segunda-feira (25) o VI Confluências, encontro promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA) com o objetivo de proporcionar debates e reflexões entre pesquisas científicas que envolvem a interdisciplinaridade de conhecimentos e de saberes nos campos social, cultural, comunicacional, linguístico e artístico. O evento vai até 28 de novembro, no auditório David Mufarrej, na UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, em Belém.  

A conferência de abertura será da pesquisadora Rosa Acevedo Marin, professora doutora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), sobre "Descolonialidade e pesquisa na Amazônia", às 19 horas. Em 2019, o evento marcará a comemoração dos dez anos de fundação do PPGCLC, assim como as conquistas alcançadas ao longo deste período: a publicação do livro "Interfaces entre Comunicação, Linguagens e Cultura", a ser lançado no evento; a retomada das revistas científicas Movendo Ideias e Asas da Palavra; o novo site do programa, seguindo o padrão Stricto Sensu da UNAMA; e a integração ao Programa do Museu de Arte da UNAMA e das Galeria Graça Landeira e Galeria Ananin.

Se em anos anteriores a discussão do Confluências partiu de uma visão de dentro para fora, com foco em pesquisas desenvolvidas no programa e nos grupos de estudo, nesta edição o Comitê Organizador do Encontro propõe um movimento inverso, de fora para dentro, a partir de grupos de pesquisa de instituições no entorno do PPGCLC. Com isso, busca-se ampliar o conhecimento interdisciplinar local e gerar redes que envolvam diálogos entre lugares e culturas nos campos comunicacionais, linguísticos e das manifestações artísticas.

Além de conferências, mesas-redondas e oficinas, o evento promoverá Simpósios Temáticos abertos para o compartilhamento de pesquisas diversas da comunidade acadêmica.

Na quinta-feira (28), a programação conta com uma palestrante nacional na Conferência Magna: Paula Sibília. A pesquisadora argentina que reside no Rio de Janeiro é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando particularmente as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas. Seu livro mais recente é "O show do eu”, uma das principais referências para estudantes e pesquisadores na área.

 Serviço

As inscrições podem ser feitas através do site https://eventos.sereduc.com

Estudante paga R$ 40,00 e profissional R$100,00. 

Contato: (91) 98950-2008.

Da Redação do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores