Mobilidade acadêmica oferece 1.383 vagas em universidades

Medicina é um dos cursos oferecidos. Inscrições seguem até 16 de dezembro

por Nathan Santos qua, 04/12/2019 - 22:01
Pixabay . Pixabay

Estão disponíveis, até 16 de dezembro, as inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Associação dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A ação tem o objetivo de promover intercâmbio de estudantes de graduação no Brasil, por meio de trocas culturais e contato com a rotina de instituições de ensino superior de diferentes estados.

O PMN é direcionado a estudantes de universidades filiadas à Abruem. Para o primeiro semestre do próximo ano, estão sendo oferecidas 1.383 vagas em 22 universidades. “Os estudantes que tiverem interesse em participar do Programa devem identificar quais das universidades oferecem os cursos nos quais eles estão atualmente matriculados. Confira a lista de cursos - medicina é um deles - ofertados em cada instituição participante do programa. Com a escolha feita, o estudante deve entregar no departamento responsável pela mobilidade em sua universidade os documentos exigidos para participar do PNM”, informou a Associação.

De acordo com entidade, os candidatos devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior estaduais e municipais que aderiram ao Programa. Eles ainda precisam apresentar um plano de estudos aprovado pela coordenação do curso de origem, assim como uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade. Os documentos devem ser mostrados à instituição pretendida.

Ainda segundo a Abruem, a seleção seguirá a ordem de recebimento das candidaturas. “Cada uma das instituições lança editais próprios para receber estudantes em seus cursos, por isso é preciso que os estudantes interessados fiquem atento aos prazos e editais. Os interessados em fazer a mobilidade devem encaminhar um plano de estudos aprovado pelo coordenador do curso de origem, bem como uma carta de recomendação assinada pelo departamento da universidade de origem”, completou a Associação.

As inscrições devem ser realizadas no site do Programa. Mais informações devem ser obtidas por meio do edital do processo seletivo.

COMENTÁRIOS dos leitores