Unicamp tem mais de 17 mil inscritos na modalidade Enem

Ao total, Universidade Estadual de Campinas oferece 639 oportunidades para a modalidade

por Camilla de Assis ter, 10/12/2019 - 10:24
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo . Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou o balanço das inscrições no processo seletivo Enem-Unicamp 2020. A modalidade utiliza apenas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nos cursos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem a maior parte das oportunidades direcionada a estudantes de escolas públicas.

Ao total, 17.367 estudantes se inscreveram este ano na modalidade, distribuídos nas três categorias disponíveis. São elas: estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública (11.887 inscritos); estudantes autodeclarados pretos e pardos (2.150 inscritos); e estudantes de escolas públicas que também sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (3.330 inscritos).

O número é equivalente ao registrado em 2018, primeiro ano em que a instituição ofereceu a modalidade. A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidatos-vaga está disponível na página eletrônica da Comvest.

De acordo com a comissão do vestibular, os cursos mais concorridos são: medicina (integral), arquitetura e urbanismo (noturno), comunicação social - midialogia (integral), ciências biológicas (integral), ciência da computação (noturno), enfermagem (integral), ciências econômicas (noturno), história (integral), farmácia (integral) e odontologia (integral). Veja a lista de cursos de graduação oferecidos pela Unicamp.

Ao total, são oferecidas 639 oportunidades para a modalidade Enem-Unicamp. Os estudantes podem concorrer com as notas dos exames de 2019 e 2018. Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda.

Caso aprovados, eles deverão assinar e entregar uma declaração no ato da matrícula, de acordo com o edital. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração. Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não podem concorrer nessa modalidade.

Serão realizadas até cinco chamadas para matrícula, seguindo o mesmo calendário de candidaturas do Vestibular Unicamp 2020. A matrícula será realizada em duas etapas: as três primeiras virtuais (na página da Comvest) e a partir da quarta chamada, de forma presencial, na unidade sede do curso.  A primeira chamada está prevista para o dia 10 de fevereiro e será divulgada pela internet.

COMENTÁRIOS dos leitores