Senai: 7 em cada 10 técnicos estão empregados

Levantamento realizado pelo Senai apontou alta empregabilidade de profissionais com formação técnica

por Nathan Santos qua, 11/12/2019 - 12:02
Pixabay TI é uma das áreas com alta empregabilidade Pixabay

Um estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apontou que sete em cada dez formados no ensino técnico estão empregados. Em algumas áreas, de acordo com o levantamento, o índice de empregabilidade é ainda maior.

Conforme informações divulgadas nessa terça-feira (10), a ‘Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Senai, painel 2017-2019’ mostra que 86,8% dos alunos formados em cursos técnicos na área de meio ambiente conseguiram trabalho durante ou depois da formação. Levando em consideração esse mesmo período, o percentual de empregabilidade de profissionais da tecnologia da informação foi de 86,4%. Confira o ranking:

Ao analisar a pesquisa, o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, frisa que o Senai tem oferecido formações que atendem às necessidades da indústria. “A oferta de educação profissional sempre deve ser alinhada à demanda do setor produtivo. A pesquisa mostra que o Senai formou profissionais com as competências requeridas pela indústria, o que permitiu maior empregabilidade mesmo em momentos de crise”, disse o diretor, conforme informações da assessoria de imprensa do Serviço.

Profissionais com deficiência

O levantamento ainda revelou recortes exclusivos sobre pessoas com deficiência que realizaram cursos técnicos no Senai. Segundo a pesquisa, o nível de inserção desse público no mercado de trabalho passou de 75% e a nota média de satisfação das companhias contratantes foi de quase nove, a partir de uma escala que vai de zero a dez.

“Estamos preparados para receber pessoas com deficiência. Em nossas escolas e faculdades, em todo o país, o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e material didático adequado, além de docentes altamente capacitados para diversos tipos de situação de aprendizagem”, comentou o gerente-executivo de educação do Senai, Felipe Morgado, conforme a assessoria de comunicação.

Durante o estudo, foram ouvidas, na primeira etapa da pesquisa, 21.284 pessoas com formação técnica. Já na segunda fase, 7.434 profissionais foram consultados, enquanto o número da terceira foi 1.022. Mais de mil empresas contribuíram com a análise.

COMENTÁRIOS dos leitores