Formaturas no ensino superior cresceram 5,4% em 2018

Segundo o Censo da Educação Superior, menos de 260 mil se formaram em universidades públicas

por Lara Tôrres qui, 12/12/2019 - 10:38
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo . Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Os dados do Censo da Educação Superior, que trazem números relativos ao ano de 2018, foram divulgados nesta quarta-feira (11). Houve um crescimento de 5,4% no número de formandos brasileiros, o que significa que 1.264.288 estudantes concluíram os estudos no ano passado. Do total, cerca de um milhão se formaram em instituições privadas de ensino, enquanto menos de 260 mil receberão seus diplomas de universidades públicas.

O número de formandos acompanhou o aumento da quantidade de ingressantes, uma vez que 2018 registrou 6,8% mais alunos ingressantes que o ano anterior. Outra mudança significativa está na oferta de cursos na modalidade de ensino a distância, que aumentou 27,9%, enquanto os cursos presenciais registraram queda de 3,7% no mesmo período. 

O censo também avalia a taxa de estudantes que concluem os cursos no tempo regular. Foi constatado que somente 33% dos estudantes que ingressaram em 2010 conseguiram concluir os cursos no tempo regular. A taxa de conclusão do curso, isto é, o percentual de estudantes matriculados que se formam, também é de 33%. Comparado a outros países, o Brasil se sai melhor que Portugal (29%), Holanda (28%) e Áustria (26%), que apresentam índices próximos. 

Mais informações podem ser encontradas no portal do Censo da Educação Superior.

LeiaJá também

--> Weintraub volta a acusar universidades de produzirem droga

--> Mobilidade acadêmica oferece 1.383 vagas em universidades

COMENTÁRIOS dos leitores