IFPE divulga tema de redação e faltosos do vestibular

Com mais de 4,7 mil vagas, processo seletivo é realizado neste domingo (15)

por Nathan Santos dom, 15/12/2019 - 11:56
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza, neste domingo (15), a prova do Vestibular 2020.1. O exame iniciou às 9h; são oferecidas 4.715 oportunidades em 61 cursos, distribuídos em formações técnicas, superiores e de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

De acordo com o IFPE, o índice de abstenção foi de 16,84%, correspondendo a 4.414 faltas. Por outro lado, 21.797 candidatos realizam o processo seletivo deste domingo. Matemática, português e redação são algumas das disciplinas cobradas na seleção.

Sobre a redação, o tema do vestibular é “A liberdade de expressão na internet: possibilidades e limites”. O IFPE também destacou que, pela primeira vez, as provas são realizadas em comunidades indígenas e quilombolas. “O vestibular ocorreu na comunidade do povo Tuxá, em Inajá, em três escolas do povo Xukuru, em Pesqueira, e em Bom Conselho, atendendo a comunidade remanescente de vários quilombos”, detalhou o Instituto.

A partir das 16h deste domingo, o IFPE promete divulgar o gabarito oficial das provas por meio do site da comissão de vestibular. Os candidatos que não concordarem com o resultado podem interpor recursos nesta segunda-feira (16), conforme orientações do edital. “Os resultados das análises dos recursos serão divulgados junto com o gabarito definitivo, no dia 20, a partir das 17h. A divulgação do listão dos aprovados está prevista para o dia 9 de janeiro de 2020”, informou a instituição de ensino.

Mais informações sobre Vestibular 2020.1 podem ser obtidas no edital do certame. Confira, a seguir, informações do IFPE sobre os cursos mais concorridos:

O curso superior mais concorrido foi o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (manhã) do Campus Recife, com 18,35 candidatos por vaga. Em seguida, estão Design Gráfico (manhã) do Campus Recife com 14,42 e Engenharia Civil (noite) do Campus Afogados da Ingazeira com 13,05.

Na modalidade Integrado ao Ensino Médio o curso mais procurado foi o Técnico em Segurança do Trabalho (manhã) do Campus Recife, que registrou 33,65 candidatos por vaga. Na sequência, estão os cursos Química (manhã) com 32,65 e Edificações (manhã) com 25,30, também ofertados no Campus Recife.

Já na modalidade Subsequente, que exige o Ensino Médio completo, o curso de maior concorrência foi Técnico em Enfermagem (tarde) do Campus Belo Jardim com 11,57 candidatos por vaga. A segunda posição ficou com o Técnico em Eletrotécnica (noite), do Campus Recife, registrando uma concorrência de 10,45 por vaga. O terceiro mais concorrido foi Mecânica (noite) também do Campus Recife, com um total de 9,18 candidatos disputando uma vaga.

COMENTÁRIOS dos leitores