MEC divulga datas para inscrições no Fies

Período de candidaturas inicia em fevereiro de 2020

por Nathan Santos ter, 24/12/2019 - 14:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Inscrições devem ser feitas pela internet Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Às vésperas do Natal, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma notícia que interessa aos estudantes brasileiros. Nesta terça-feira (24), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) as datas de inscrições para o primeiro semestre de 2020 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), bem como do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Segundo o MEC, as inscrições serão iniciadas no dia 5 de fevereiro e seguirão até o dia 12 do mesmo mês. As candidaturas poderão ser feitas no site do Fies.

O objetivo do Fies é promover financiamento estudantil em cursos de nível superior de instituições de ensino privadas. “O Novo Fies tem como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo.

O programa é dividido em duas modalidades, diferenciadas por renda e pelo agente financiador. Na primeira, o fundo oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesse caso, os recursos são de bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento”, detalhou o Ministério.

O cronograma do Fundo diz que a divulgação dos resultados está prevista para 26 de fevereiro. Veja, a seguir, o cronograma completo do processo seletivo:

Inscrições: 5 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 12 de fevereiro;

Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro; 

Complementação da Inscrição no Fiesseleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 2 de março; 

Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 31 de março;

LeiaJá também

--> MEC divulga regras do Fies 2020

COMENTÁRIOS dos leitores