Enem Digital deve acabar com os erros, garante Inep

Quase 6 mil pessoas foram impactadas com o erro da correção do gabarito

por Jameson Ramos seg, 20/01/2020 - 21:14
Reprodução Fase piloto deve ser testada em 2020 Reprodução

Depois de constatado o erro na correção de 5.974 mil provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, ressaltou em coletiva realizada nesta segunda-feira (20), que com o Enem Digital erros como esses não acontecerão. “Será mais seguro”, confirma Lopes.

Quando divulgado as notas na última sexta-feira (17), algumas pessoas começaram a reclamar nas redes sociais da inconsistência, apontando que o resultado não batia com o gabarito que tinham em mãos. A partir daí o Inep, juntamente com o Ministério da Educação, começaram a vistoriar o que havia acontecido, constatando que o erro aconteceu na hora de fazer a associação entre a prova e o gabarito.

A falha na transmissão das informações da gráfica fez com que as quase 6 mil pessoas tivessem suas provas corrigidas como se ela pertencesse a outra cor do caderno de questões. Ao todo, 3,9 milhões de pessoas fizeram o exame em 2019. Quando colocado os números em percentual, 0,15% das pessoas que fizeram o exame foram impactadas com o erro.

Para resolver o problema, o presidente do Inep garante que 300 pessoas trabalharam 24h por dia desde a última sexta-feira (17). “Houve casos que as notas aumentaram ou foram reduzidas. No primeiro, dia 90% (das que apresentaram erro) tiveram as notas aumentadas. Já no segundo dia, 80% das provas tiveram as notas aumentadas - enquanto 20% foram reduzidas”, explica Alexandre.

Para que esses problemas não se repitam, o presidente garante que o órgão está fazendo vários testes e revisando os processos de controle de qualidade. Mas Lopes aposta que a certeza do fim desses possíveis problemas futuros só será certeza com a implementação do Enem Digital. “Estamos aprendendo com o que está acontecendo”, avalia.

Problema com a gráfica

Alexandre Lopes explicou na coletiva que, após solucionado o problema, a gráfica Valid Soluções S.A. terá um tempo para se explicar. “Vamos abrir um prazo para a gráfica se posicionar dentro do que está previsto no contrato”, salienta o presidente do Inep. Além disso, Lopes informa que dois processos licitatórios já foram abertos pensando já na realização do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. 

Mais tempo para se inscrever no Sisu

Mesmo garantindo que nenhum estudante saiu prejudicado com esse erro, Alexandre Lopes confirmou que os estudantes terão mais dois dias para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Terça-feira (21), continua sendo o início das inscrições, mas o período segue até as 23h59 do domingo (26), dois dias a mais do que o que havia sido estipulado no edital.

COMENTÁRIOS dos leitores