Apesar de ajuste, estudantes ainda apontam erro no Enem

Em entrevista ao LeiaJá, uma estudante constatou diferença de 200 pontos entre sua nota e de uma amiga com número de acertos semelhantes

ter, 21/01/2020 - 11:44
Camilla de Assis/LeiaJaImagens/Arquivo Inscrições no Sisu vão até este domingo (26) Camilla de Assis/LeiaJaImagens/Arquivo

Após o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantir ter corrigido o problema de inconsistência nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, estudantes que prestaram o exame ainda relatam um possível erro em suas pontuações. Segundo o Inep, o erro foi ocasionado por um problema gráfico e teria atingido 5.974 mil estudantes de todo o Brasil. O problema foi corrigido ao final da tarde dessa segunda-feira (20).

Uma das estudantes que se queixam da nota da prova é Valissa Ferreira, de 19 anos. Em entrevista pelo LeiaJá, ela argumenta que acertou 23 questões da prova de matemática, ficando com média 590, e que uma amiga assinalou a alternativa correta em 24 questões, ficando com 760. Ciente do método de correção baseada na Teoria Resposta ao Item (TRI), que tem como objetivo identificar possíveis chutes dos estudantes, ela questiona a diferença de quase 200 pontos. 

"Tivemos algumas questões que ficaram bem parecidas. Outras, obviamente, não. Acho que o TRI não iria mudar tanto, são quase 200 pontos", relata a estudante.

Ela alega que tentou entrar em contato com o Inep, dentro do prazo estabelecido pelo órgão para que os estudantes enviassem as queixas, mas não obteve resposta. "A nota não mudou nada. Eu mandei e-mail e eles não deram retorno. Eu não sei mais o que fazer. É desesperador estudar o ano todo e ser prejudicada", lamenta a jovem. 

Procurado pela reportagem do LeiaJa.com, até o fechamento desta matéria o Inep não retornou nossos questioamentos sobre o caso.

Outros estudantes também questionam a correção no Twitter. Veja abaixo:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores