Inep emite nota de esclarecimento sobre problemas no Sisu

Após anulação da liminar que suspendia a divulgação dos resultados do Sisu, Inep garante nenhum prejuízo aos participantes dos programa do Governo Federal

por Maya Santos qua, 29/01/2020 - 10:05
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na terça-feira (28), por meio de nota prestou esclarecimentos sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, garantindo que nenhum participante será prejudicado mediante ao eventual adiamento dos resultados do Sistema de Seleção  Unificada (Sisu), já que o calendário universitário seria afetado.

Em nota, o Inep explica que os erros identificados entre os Cadernos de Respostas e Cartões-Resposta foram ocasionadas durante o processo de impressão na gráfica contratada. O instituto identificou que 0,15% dos 3,9 milhões de pessoas apresentaram alguma inconsistência, devido ao ocorrido o Inep realizou ações preventivas para revisão de todas as provas, mesmo sem pedido dos participantes do exame, e ainda reforça que não houve privilégios no momento de correção de notas.

Na publicação, o órgão diz que todo o suporte foi disponibilizado aos participantes, além de prestar assistência em canais de comunicação, como e-mail, para sanar as dúvidas via canais oficiais de comunicação do Inep. “Centralizar as informações nesse canal respeita a isonomia e preserva a segurança do acesso a dados que são de interesse exclusivo do participante”, explica o Inep.

Medida Judicial

Na tarde desta terça-feira (28), o ministro João Otávio Noronha, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), acatou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). A medida derrubou a liminar que impedia a divulgação dos resultados do Sisu. Os candidatos às vagas nas instituições de ensino superior puderam acessar suas classificações na noite do mesmo dia.  

O Ministério da Educação (MEC) ainda confirmou os participantes do Enem podem utilizar suas notas no Programa Universidade Para Todos (Prouni), o prazo foi estendido até o dia 1° de fevereiro. O cronograma atualizado já está disponível nesta matéria do LeiaJá.

COMENTÁRIOS dos leitores