Bandidos roubam relíquias em faculdade de quase 200 anos

A Polícia Federal foi acionada para o caso, além do acervo outros equipamentos foram levados

por Maya Santos qua, 12/02/2020 - 10:35
Reprodução/GoogleMaps Furto aconteceu na madrugada desta terça-feira (11), no Recife Reprodução/GoogleMaps

Na madrugada desta terça- feira (11), a Faculdade de Direito do Recife (FDR), localizada no centro da capital, foi alvo de arrombamento e furto. Em publicação em rede socia, a FDR relata que equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos foram levados do local.

A Polícia Federal (PF) foi acionada na tarde desta terça-feira (11) para realizar as apurações iniciais do caso. Segundo informações recebidas pela PF, os criminosos teriam entrado pelo telhado e tiveram acesso ao anexo da instituição de ensino através de uma janela. Foram furtados pelo menos três computadores e um HD, que armazenavam digitalizações de documentos históricos e relíquias culturais que já haviam sendo coletado há mais de quatro anos. 

Ainda foi confirmada a falta de outros equipamentos do prédio, como: um bebedouro, um frigobar, uma cafeteira, dois estabilizadores, uma impressora, quatro monitores e um microcomputador. A instituição lamenta a perda dos equipamentos e, principalmente, das pesquisas e digitalizações realizadas que tinham como objetivo tornar o acervo acessível para consulta através da internet para toda a população brasileira, principalmente estudantes.

Estão sendo realizadas as primeiras investigações e perícias no local de crime e câmeras de circuito interno serão analisadas. Além disso, verificação de impressões digitais estão sendo colhidas a fim de analisar vestígios que possam facilitar a identificação dos criminosos. Funcionários da instituição serão ouvidos e o inquérito foi instaurado. 

O crime foi considerado como furto simples, com penas que podem chegar até quatro anos de reclusão. Entretanto, a depender do agravantes do crime também poderá ser caracterizado furto qualificado, que elevaria a pena para oito anos de reclusão. Para qualquer informação que possa identificar os suspeitos podem ser feitas pelo disque-denúncia pelo número 3421-9595. As investigações seguem em sigilo.

COMENTÁRIOS dos leitores