Ministro da Educação suaviza erros no Enem e gera revolta

Após fala do ministro do Senado, a hashtag #foraweintraub ganhou destaque no Twitter

qua, 12/02/2020 - 10:06
Marcelo Camargo/Agência Brasil Ministro prestou esclarecimentos sobre Enem no Senado Federal nesta terça (11) Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), no Senado Federal, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, tentou suavizar os erros ocorridos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante esclarecimentos sobre a prova. Em parte de sua fala, Weintraub disse que uma "linha extremamente terrorista" foi aderida por "alguns parlamentares, alguns grupos econômicos e alguns meios de comunicação hegemônicos", com o objetivo de tirar a credibilidade da prova.

O ministro da pasta falou ainda que, à época das solicitações de revisões de notas, haviam três grupos de pessoas que se comunicaram com o MEC nas redes sociais. O primeiro era de "militante que se fazia passar por aluno" que, segundo ele, era descartado pela pasta pois estava causando "ruído". Outro grupo era de pessoas que não estavam compreendendo o processo; essas, segundo o ministro, eram orientadas para fazerem os procedimentos corretos. Já o terceiro grupo, segundo o ministro, era de alunos que foram mal no exame e falavam que "a culpa foi do Abraham", fazendo referência a si mesmo.

Internautas tuitaram usando a hashtag #foraweintraub para mostrar a instisfação com o ministro da Educação. "Não Weintraub, não! Esse tipo de coisa não pode acontecer! Só acontece quando temos um ministro despreparado e incompetente que desconhece Regra de 3 e regras gramaticais básicas. Erros no Enem não acontecem! O único erro aqui é você! #foraweintraub", disse uma usuária do Twitter. "A educação chegou ao fundo do poço, e a cada dia esse poço vai ficando mais fundo. #foraweintraub", escreveu outra.

COMENTÁRIOS dos leitores