Sem farda própria, aluno usa camisa com termo 'empréstimo'

Mãe do garoto criticou a escola onde o filho estuda. Dirigente promete apurar a denúncia

seg, 17/02/2020 - 20:06
Reprodução/Facebook . Reprodução/Facebook

Um aluno da Escola Estadual Germano Benencase Maestro, em Americana-SP, alega ter sido obrigado a vestir uma camisa com a palavra "empréstimo" escrita nas costas. Em entrevista à EPTV, filiada à Rede Globo, Priscila de Lourdes Mobilom, mãe do estudante, disse que o garoto de oito anos de idade teve que vestir a farda repassada pela unidade de ensino porque a família não tinha, no momento, recursos financeiros para arcar com uma camisa nova. O caso aconteceu no dia 11 de fevereiro.

De acordo com a mãe, a atitude da escola abalou o emocional da criança. "Crueldade, porque isso mexe com o psicológico da criança, além de eu mandar um recado no caderno dele, dizendo que eu ia comprar uniforme no dia 20 com o Bolsa Família que eu recebo. E eu achei ridícula a atitude da diretora", contou a mãe em entrevista à EPTV.

Henrique Pereira de Oliveira, pai do garoto, descreveu como o episódio afetou o filho: "O meu moleque não sabe o que falar. Está até com medo de ir na escola". Segundo Alexsander Messias da Silva, pai de outro aluno da unidade estadual, sem o fardamento, os alunos não entram na escola. "Eles são obrigados a usar aquele uniforme escrito 'empréstimo' atrás para poder estudar", disse o rapaz também em entrevista.

A mãe do aluno declarou que recebeu uma ligação da diretora que não teve a identidade revelada. "Fui conversar com ela sobre o assunto e ela disse que a intenção era essa: fazer a criança passar vergonha mesmo, porque eles vêm com celular de última geração para a escola e não tem R$ 30 para comprar uma camiseta. Aí eu falei: 'Mas acontece que há casos e casos'. Ela não conhece a situação de cada família", argumentou.

O dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixieira, reprovou o procedimento adotado pela escola. "Não pode em nenhum momento estar escrito 'empréstimo' na camiseta ou alguma coisa do tipo que possa constranger uma criança. Para ter certeza, a gente precisa apurar os fatos e começa hoje uma apuração preliminar sobre essa atitude para realmente descobrir o que aconteceu. Qual é o responsável ou os responsáveis? Como é que essa camiseta chegou lá escrita 'empréstimo'? Quem escreveu 'empréstimo'? Nós vamos apurar todos os fatos porque nós repoudiamos esse tipo de atitude com qualquer criança", disse o dirigente regional de ensino de Americana, complementando que o caso pode gerar uma punição administrativa na escola estadual.

A irmã do garoto, Ingrid Mobilon, fez uma postagem na última sexta-feira (14)  em uma rede social falando sobre a situação pela qual o irmão passou e disse que estava se "sentindo indignada, pois as autoridades da escola poderiam emprestar (a camisa) sem ter que expor o aluno dessa forma humilhante".

COMENTÁRIOS dos leitores