SP ganha escola de ensino básico com conceito inovador

O centro de ensino básico de excelência será focado no desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo

ter, 18/02/2020 - 20:19
Divulgação Divulgação

Nome reconhecido no setor educacional superior, após ter fundado o grupo Ser Educacional, um dos maiores do Ensino Superior privado do país e maior do Norte-Nordeste, com mais de 60 Faculdade, Centros Universitários e Universidades, e cerca de 200 mil alunos, o empreendedor Janguiê Diniz deu início a realização de um novo sonho: a instalação de uma escola de alto padrão na cidade de São Paulo direcionada para o ensino básico (do infantil ao médio) com uma proposta pedagógica altamente disruptiva. Ele arrematou em leilão a mansão do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira (Banco Santos), pelo valor de R$ 27,5 milhões, e transformará o local em um centro de ensino básico de excelência, focado no desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo.

A escola fundamentada no pensamento global, usará métodos de solução de problemas reais de forma integrada para ensinar multi habilidades e desenvolver o pensamento crítico. O projeto, que contemplará uma educação reinventada, atrelada a propostas pedagógicas brasileiras e internacionais, terá como objetivo principal proporcionar uma formação humana integral seguindo os moldes da escola Ad Astra School, desenvolvida pelo fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors Elon Musk.

O desejo de instalar uma escola de ensino básico no coração de São Paulo já se manifestava em Janguiê há alguns anos. Após avaliar diversos imóveis, chegou à mansão leiloada, parte da massa falida do Banco Santos. A casa, com 8.180 m2 de terreno e 7.880 m2 de área construída, fica no tradicional bairro do Morumbi, Zona Sul da capital paulista. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake, com paisagismo de Roberto Burle Marx.

A ideia do empreendedor é trazer uma proposta educacional além da convencional e que permita aos estudantes traçarem seu caminho entre o agora e o futuro, afinal, as pessoas vivem para o amanhã, como ele mesmo aponta. “Eu tive uma base educacional diferente do modelo das famílias de classe média ou alta, pois precisei enxergar nos estudos com esforço extremo e no empreendedorismo as saídas para a minha mudança de vida. Hoje, após o resultado que a educação e o empreendedorismo me deram, eu quero ir além e isso só será possível começando pela educação de base", explica.

Premissa de vida de Diniz, que de origem humilde teve sua vida transformada pela educação e pelo empreendedorismo, construirá uma escola “onde se aprenderá além das habilidades cognitivas do currículo tradicional estabelecido pelo Ministério da Educação, as habilidades sócio-emocionais para empreender, inicialmente na vida, e depois nos negócios, com criatividade e inovação ou intraempreender nas profissões do futuro ligadas à automação e a inteligência artificial”, pontua.

O empreendedor que já atuava no Sudeste há cinco anos após a aquisição da Universidade de Guarulhos UNG, fixou residência em São Paulo em 2019 para fundar o Instituto Êxito de Empreendedorismo, fruto de outro sonho cujo objetivo é fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas, histórias e destinos de jovens especialmente de escolas públicas. O Êxito, criado por ele, e por outros empreendedores visionários, tem a filosofia de que, independente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em ações que mudem e melhorem a realidade e a comunidade na qual vive. Por isso, nasceu com o objetivo de estimular o dom empreendedor dos jovens, especialmente os menos favorecidos, onde há muitos talentos escondidos e boas ideias a serem impulsionadas. Nomeada como uma instituição internacional e sem fins lucrativos, seu principal plano de ação está em oferecer uma plataforma de cursos online e gratuitos, além de mentorias e diversas ações voltadas para o fomento do empreendedorismo junto aos jovens.

Para finalizar, o empreendedor afirma que ‘”o que antes era um templo de ostentação agora se tornará um templo de educação que, por meio do seu legado, irá transformar vidas, histórias e destinos do povo brasileiro”, finaliza.

*Da assessoria 

 

COMENTÁRIOS dos leitores