Pisa 2021 dará destaque à matemática

A cada ano, prova alterna o destaque entre os domínios ciências, leitura e matemática

por Lara Tôrres qui, 20/02/2020 - 17:54
Pixabay . Pixabay

O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa) do ano de 2021 terá um foco maior para a matemática. A cada edição da prova, um dos três domínios (ciências, leitura e matemática) que são abordados pela avaliação é escolhido para ganhar um papel de destaque. 

A última vez que a matemática foi escolhida como o domínio de destaque do Pisa foi no ano de 2012. Na prática, os estudantes responderão a mais questões de matemática no exame, que segue a nova Matriz de Referência de Matemática do Pisa, lançada no fim de 2019 e indica competências, conteúdo programático e raciocínio matemático. 

O Pisa é um exame aplicado pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde o ano 2000 para estudantes de mais de 80 países para testar as habilidades dos alunos das diferentes nações comparativamente, gerando um ranking. No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável por aplicar as provas e preparar tanto professores quanto gestores para a realização do teste. 

LeiaJá também

--> Estudo da OCDE mostra futuro das profissões no mundo

--> Pisa: Quatro em 10 alunos não aprendem o básico

--> Pisa: 2% dos alunos brasileiros têm nota máxima

COMENTÁRIOS dos leitores