Matemática: Obmep 2020 inicia inscrições

Em sua última edição, em 2019, a Obmep teve mais de 18 milhões de inscritos

por Juliana Mamede sex, 21/02/2020 - 16:08
Divulgação/Obmep . Divulgação/Obmep

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), evento voltado a estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, já está com inscrições abertas, que vão até o dia 20 de março. As responsáveis por inscrever os estudantes são as escolas.

Para pedir que a escola faça sua inscrição na Obmep, o estudante deve, segundo o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza o torneio, ir até os responsáveis pela instituição de ensino (diretor, coordenador pedagógico ou professor de matemática) para comunicar o interesse em participar do evento. "Outra dica é conversar com pais ou responsáveis para que eles consultem a escola", orienta o Ministério da Educação (MEC).

A inscrição das escolas é realizada apenas no site da Obmep. No ato da candidatura, cada colégio informará o quantitativo total de alunos para cada nível da Olimpíada. As escolas podem inscrever quantos alunos quiserem. A primeira fase da disputa está prevista para 26 de maio.

A inscrição é gratuita para as escolas públicas. Já para as particulares, a aderência será realizada por meio do pagamento de uma taxa que muda de acordo com a quantidade de alunos inscritos. Os valores podem ser encontrados no regulamento do prêmio.

Em sua última edição, em 2019, a Obmep teve mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas. No total, 99,71% dos municípios brasileiros tiveram, pelo menos, um aluno concorrendo. A premiação conferiu 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata e 5.175 de bronze, além de 51,9 mil menções honrosas.

COMENTÁRIOS dos leitores