Universidade nega matrícula de miss que usou cotas no Sisu

Estudante usou cota para pessoas com deficiência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

por Aurilene Cândida sex, 21/02/2020 - 12:20
Reprodução/Instagram Internautas questionaram a veracidade da solicitação de cotas de Hyalina Lins Reprodução/Instagram

A Universidade Federal do Acre (UFAC) indeferiu, nesta quinta-feira (20), a matrícula da modelo Hyalina Lins Farias, de 21 anos, Miss Acre Mundo 2018. A jovem foi aprovada no curso de medicina da instituição por meio de cotas para pessoas com deficiência na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O indeferido do cadastro ocorreu após avaliação da banca médica da instituição. O procedimento de cotas exigia ainda que o candidato tenha renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo. A aprovação da miss nessa condição gerou críticas de internautas, que duvidaram da deficiência na visão da modelo e de sua renda mensal, após verificarem registro de viagens em seu instagram. 

Por meio de uma nota, a instituição afirmou que Hyalina, assim como todos os candidatos que alegam e concorrem nas vagas destinadas à deficientes, foi analisada por uma comissão composta de uma equipe multiprofissional, que conta com especialistas e médicos peritos, como determina a lei.

Em entrevista ao UOL, a estudante alegou que possui baixa visão, está desempregada e mora com o pai, dois irmãos menores e a madrasta.

COMENTÁRIOS dos leitores