Capes decide não cortar bolsas de estudantes no exterior

Um comunica do divulgado anteriormente recomendava o retorno ao Brasil de pesquisadores com atividades suspensas

por Lara Tôrres qui, 19/03/2020 - 18:53
Pixabay . Pixabay

  Após emitir um comunicado com orientações a estudantes brasileiros que realizam pesquisas em instituições de ensino no exterior, recomendando o retorno antecipado dos estudantes com atividades paralisadas e consequente interrupção das bolsas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que não cortará os benefícios. A medida havia sido tomada com o objetivo de proteger os alunos do novo coronavírus.

O comunicado intitulado “CAPES orienta bolsistas sobre pandemia de COVID-19” foi publicado nessa quarta-feira (18). No texto, a Capes afirmou que bolsistas atuando em instituições com atividades suspensas poderão voltar antecipadamente ao Brasil. “Contudo, a bolsa será interrompida”, afirma o comunicado.

O texto também afirmou que “quando a situação estiver normalizada, se decidir retornar ao país estrangeiro, os custos com deslocamento serão por sua conta” e que a Capes “retomará o pagamento das mensalidades no período restante da concessão”. Nesta quinta-feira (19), porém, o jornal Folha de São Paulo afirmou que foi procurado pela Capes após a publicação de uma reportagem.

Em nota, o órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) afirmou que “os bolsistas que desejarem continuar seus estudos onde se encontram continuarão a receber normalmente o auxílio, mesmo que a instituição não esteja em funcionamento e independentemente da fronteira do país estar aberta ou fechada”. O comunicado oficial foi atualizado ainda hoje, passando por alterações nas orientações originais. Questionada pelo jornal, a Capes afirmou que as informações divulgadas inicialmente “não estavam bem claras”. 

COMENTÁRIOS dos leitores