Secretaria de Educação disponibiliza matérias para alunos

A plataforma é para estudantes e professores desenvolverem atividades e estudarem durante o período de quarentena

por Marcele Lima qua, 25/03/2020 - 17:24
. Pixabay .

Devido ao isolamento social para amenizar os efeitos do coronavírus no Brasil, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco disponibilizou, em sua página oficial, orientações de materiais complementares para estudantes e professores. O objetivo é fazer com que eles desenvolvam atividades e estudem durante o período de quarentena.

Na plataforma há sugestões de livros, filmes, materiais pedagógicos e exercícios disponíveis, que possibilita o estudo e a realização dos trabalhos. Além disso, com o intuito de contribuir para o bem-estar dos estudantes, a plataforma ainda dispões de um “Diário de Bordo – Minha vida em tempo de Coronavírus” para que o estudante expresse seus sentimentos e relate seu dia a dia neste período de isolamento social.

A plataforma oferece conteúdos que contemplam as crianças da educação infantil e estudantes do ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, educação inclusiva, Educação Indígena e Travessia.

Para quem está treinando para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das atividades propostas é o ”Laboratório de Redação”. Com o tema sugerido pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes, os estudantes irão desenvolver textos e enviar a produção para correção.

Já para alunos da educação infantil, os pais ou responsáveis terão acesso a brincadeiras que podem ser realizadas com a utilização de materiais de uso domésticos, além de dicas de filmes.

Os estudantes do ensino médio encontrarão, no site oficial da Secretaria, sugestões de estudos para as avaliações através de dicas de livros, sites de pesquisas e filmes com discussões pertinentes sobre conteúdos para o currículo, além de uma gama de propostas de atividades complementares. A Secretaria informa que este material não significa reposição de aula.

Para os professores, serão disponibilizados alguns sites com sugestões de aprofundamento de estudos e cursos online de formação. O site da Secretaria permite ainda que o professor possa contribuir para os Currículos de Pernambuco do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

“A importância desse material é justamente oferecer estudos diversificados que podem ser acessados por professores e estudantes nesse momento de isolamento social. Ao retornarmos às aulas, vamos poder trabalhar estes conteúdos produzidos pelos estudantes. São sugestões que a gente, enquanto Secretária de Educação e Esportes do Estado, propõe nesse momento tão delicado. A gente espera que cada um possa aproveitar material da melhor forma”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

“Nesse momento de suspensão de aulas, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado traz para os estudantes e professores uma página voltada diretamente para atividades que podem ser desenvolvidas nesse período. O objetivo é que os estudantes acessem estes materiais e despertem o interesse em participar das ações propostas. Além de ocupar o tempo, estarão dando continuidade ao desenvolvimento das aprendizagens. É importante destacar também que, ao longo deste período, a Secretaria atualizará a página com novos conteúdos”, ressalta o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio.

COMENTÁRIOS dos leitores