Enem: veja séries com boas ideias para a redação

Produções auxiliam os estudantes em prol da construção textual. Professor revela dicas

por Lara Tôrres sex, 27/03/2020 - 20:08
Pixabay Estudantes podem aproveitar a quarentena para ver séries Pixabay

O período de isolamento social, medida necessária para frear o avanço do novo coronavírus (SARS-COV-2), exige que os estudantes abandonem as salas de aula, mas não significa férias. Apesar do estresse e ansiedade causados por essa situação atípica, os estudantes que se preparam para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem permanecer em casa e aproveitar o tempo extra para estudar.

Atividades relaxantes que costumamos fazer em nossas casas, como assistir séries, podem ser aliadas dos estudantes que desejam ampliar o seu conhecimento de mundo nesse momento se utilizadas do modo correto. O LeiaJá, em parceria com o projeto Vai Cair No Enem (@vaicairnoenem), entrevistou o professor de Linguagens Felipe Rodrigues, para montar uma lista de séries que podem ajudar a melhorar a capacidade de argumentação na redação do Enem. Confira:

La Casa de Papel

De acordo com o professor, a série "La Casa de Papel", que conta a história de um grupo de ladrões que roubam a casa da moeda espanhola, traz pontos interessantes em seu enredo. "Na segunda temporada, esse tema (o assalto) volta, mas a série aborda revelações de teorias da conspiração contra o Estado discutindo contratos sociais, algoritmos, fake news e outros temas atuais", disse o professor.

13 Reasons Why (Os 13 porquês)

Em "Os 13 Porquês", no título traduzido, uma adolescente chamada Hannah comete suicídio e deixa fitas gravadas para cada colega de escola que considera um motivo de sua decisão. O professor Felipe a recomenda por abordar temas sobre bullying, saúde mental, enfim, "várias questões jovens", como ele definiu. É importante lembrar, no entanto, que à época de seu lançamento, a série em questão suscitou diversos debates e polêmicas acerca de seu conteúdo, considerado muito explícito por muitas pessoas, o que levou a Netflix a inserir alertas nos episódios antes do play.

"Esta série contém cenas que os espectadores podem considerar perturbadoras, incluindo imagens explícitas de abuso sexual, consumo de drogas e suicídio. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando um momento difícil e precisar de ajuda, acesse 13reasonswhy.info para obter mais informações", alerta a plataforma de streaming.

Sex Education

A série “Sex Education” conta a história de um jovem que, por ser filho de uma sexóloga, começa a fazer sessões de aconselhamento na escola junto a mais dois amigos. O professor Felipe explica que esta é uma boa opção para os estudantes, pois a série “trabalha questões como aborto, uso de drogas ilícitas e sexualidade”, que podem ser abordadas na redação.

Impuros

A série “Impuros” conta a história de Evandro do Dendê, jovem que tentava levar a vida honestamente em uma favela do Rio de Janeiro dos anos 90 até seu irmão, que era traficante de drogas, ser morto por policiais. O professor de redação e Linguagens Felipe Rodrigues explica que a série é boa para ampliar a visão de mundo e capacidade argumentativa dos estudantes, pois aborda temas como a vida nas favelas, o narcotráfico, questões raciais e o sistema carcerário brasileiro.

AJ and the Queen

Em “AJ and the Queen”, a drag queen Ruby Red (interpretada por RuPaul, estrela da competição RuPaul’s Drag Race) conhece e adota uma criança órfã e daí surge uma grande parceria entre os dois. Na opinião do professor Felipe, é uma série interessante por abordar temas sobre gênero, abandono, infância e adolescência e também consumo de drogas.

The good doctor

A série conta a história de um médico autista que teve uma infância difícil e busca trabalhar em um grande hospital da cidade de San José, na Califórnia. Segundo o professor, é uma história interessante pois “aborda o trato e acolhida nas escolas, famílias e hospitais a pessoas com autismo”.

O Auto da Compadecida

O professor recomenda a clássica série 'O Auto da Compadecida', baseada na obra do pernambucano Ariano Suassuna, pois ela “trata de temas como a seca no Nordeste e traz conexões com a literatura, com o Movimento Armorial e escolas do movimento como o Barroco”.

COMENTÁRIOS dos leitores