Após pedidos de adiamento, Inep divulga nota sobre o Enem

Instituições exigem o adiamento das provas por causa da pandemia do coronavírus

por Nathan Santos qua, 01/04/2020 - 19:20
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Alexandre Lopes, presidente do Inep Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no início da noite desta quarta-feira (1º), uma nota à imprensa. O conteúdo defende a divulgação dos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diante das inúmeras manifestações de entidades, professores e estudantes que criticam a manutenção das datas da prova, enquanto o Brasil sofre os efeitos da pandemia do coronavírus.

Na nota, o Inep argumenta que o Enem é uma ferramenta essencial para os estudantes que estão concluindo o ensino médio e que sonham em chegar à universidade. O órgão defende que a publicação do edital é uma maneira de organizar todas as fases de preparação até a execução da prova. Alexandre Lopes, presidente do Inep, reforçou os argumentos da entidade e reiterou que a prova está mantida.

A versão digital do Enem está marcada para os dias 11 e 18 de outubro. Já a versão impressa ocorrerá nos dias 1º e 8 de novembro. Confira, a seguir, a nota na íntegra do Inep:

Sobre as diversas manifestações face a um possível adiamento das datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em suas versões impressa e digital, incluindo nota divulgada à imprensa pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece: 

A edição anual do Enem é um longo e complexo processo, que compreende diversas etapas. Envolve os participantes, sejam aqueles que estão concluindo o ensino médio, sejam aqueles que já possuem o diploma; a importante parceria com as Secretarias de Educação dos estados e municípios; os órgãos de segurança federais e estaduais; o Exército; as instituições de ensino superior públicas e privadas; bem como os Correios e o consórcio aplicador.

O Inep entende que o Enem é uma das políticas públicas de educação mais importantes, a ser prestada anualmente, pois, além de avaliar o ensino médio, significa a porta de entrada ao ensino superior para milhões de brasileiros. Por esse motivo, o Inep está buscando garantir sua execução adequada, não apenas para cumprir com seu dever institucional, mas, principalmente, para não prejudicar mais ainda a sociedade brasileira. Inclusive, com o Enem Digital é oferecida à sociedade mais de uma aplicação durante o ano.

Para que haja a execução do Enem, é preciso cumprir com as diversas etapas que antecedem a data de aplicação do exame, como a elaboração da prova, os pedidos e a análise de isenção da taxa de inscrição, a efetivação da inscrição, a impressão, a logística e a distribuição, além de todos os subprocessos associados a essas grandes etapas. Por isso, a publicação dos editais do Enem 2020 é fundamental neste momento, de modo a garantir à sociedade que a concretização dessa política pública seja preservada e para que seja dado início, pelo Inep, à preparação e à viabilidade de execução desta edição do Enem.

O Inep confia no excelente diálogo que possui não apenas com o Consed, mas também com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e com demais entidades que representam o ensino superior público e privado, baseado no respeito mútuo, no bom senso e no propósito de engrandecer a educação no Brasil.

Não houve, até o presente momento, manifestação formal ao Inep por parte do Consed. No entanto, o Instituto reforça possuir um diálogo sempre aberto junto às mais diversas entidades e à sociedade em geral, destacando que todas as sugestões e críticas apresentadas são muito importantes para o aprimoramento de suas atividades. O Inep garante que cada uma delas será avaliada e discutida, sempre buscando o que seja melhor para a educação brasileira.

COMENTÁRIOS dos leitores